Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-08-2013

Governo quer ligar residência a emprego de médico no SUS
Residência médica de dois anos passará a ser obrigatória a partir de 2018.
Governo quer ligar residência a emprego de médico no SUS
Foto: www.radioriovermelho.com.br

Em nova tentativa de contornar os problemas já previstos na votação do programa Mais Médicos pelo Congresso, o governo quer agora amarrar a obrigatoriedade da residência médica de dois anos no SUS (Sistema Único de Saúde) ao futuro emprego dos profissionais. A ideia é transformar a residência obrigatória em pré-requisito para a contratação de médicos pelo SUS e até mesmo por universidades públicas.

O modelo já é aplicado na Espanha. Apesar das mudanças anunciadas no programa na quarta-feira (31), a presidente Dilma Rousseff sabe que o Congresso enfrentará forte lobby de corporações médicas para barrar a obrigatoriedade da residência. A medida é definida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) como trabalho forçado para obtenção de mão de obra barata.

É mais uma forma de criar um serviço civil obrigatório, uma pseudoresidência, criticou o presidente do CFM, Roberto dÁvila. Não há como duplicar com qualidade as vagas em apenas quatro anos, quando o País levou 50 para alcançar o número de 12 mil residentes.

O ajuste no texto da Medida Provisória que instituiu o programa Mais Médicos será feito agora no Congresso por um líder governista e, se aprovado, ainda precisará ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Educação. Após desistir de aumentar de seis para oito anos o período de graduação em Medicina, para aplacar a revolta da categoria, o governo adotou uma fórmula para compensar a mudança.

Pela proposta anunciada pelos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde), a residência médica de dois anos — hoje opcional — passará a ser obrigatória em serviços de atenção básica, urgência e emergência do SUS, a partir de 2018. Somente depois do primeiro ano é que o médico, ainda no SUS, escolherá a área de especialização.

Rota de fuga

O desafio do governo, agora, é tornar esse modelo realidade, diante de tantas resistências. É por esse motivo que foi planejada uma rota de fuga, vinculando a obrigatoriedade da residência médica ao emprego no serviço público, até mesmo em universidades. Para ser professor de uma universidade pública, por exemplo, o médico terá de cumprir o período de especialização no SUS, caso o projeto idealizado pelo governo receba sinal verde do Congresso.

No Palácio do Planalto, a avaliação é de que o programa Mais Médicos acabará sendo um sucesso quando os novos profissionais começarem a atender no SUS. Dilma também vê um ingrediente político nos protestos, uma vez que Padilha é pré-candidato do PT ao governo paulista.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir