Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-08-2013

Homem conquista recorde nacional ao fazer bolha de sabão de 7,36 m
Aposentado superou o próprio recorde e foi reconhecido pelo Ranking Brasil. Celso Johnsson mora em Paranaguá sonha em conquistar título mundial.
Homem conquista recorde nacional ao fazer bolha de sabão de 7,36 m
Foto: g1.globo.com

O paranaense de 59 anos, Celso Luiz Johnsson, conquistou o segundo título do Ranking Brasil ao conseguir fazer a maior bolha de sabão do país, com 7,36 metros. O desafio aconteceu na segunda-feira (29), em Paranaguá, no litoral do Paraná, durante as comemorações do aniversário de 365 anos da cidade. Jonhsson, que é conhecido na região como "mago das bolhas", superou o próprio recorde de 2,80 metros de bolha, em 2008, durante um concurso realizado em um programa de televisão.

Ao G1, ele contou que a bolha do último desafio poderia ter saído maior se não fosse o clima seco que tem feito na cidade nos últimos dias. "Eu já consegui fazer umas bem maiores, coisa de uns 40 metros. Mas no dia do evento o tempo estava muito seco e quente.

O ideal, para que a bolha saia perfeita e bem grande, é quando o tempo está úmido e com neblina", explica o recordista.

O aposentado vive com a família em Paranaguá há 29 anos e conta que desde criança gostava de brincar com as bolhas. "Meu pais preparavam a água com sabão em pó e eu usava canudinhos de plástico pra formar as bolhinhas. Sempre achei lindo. Ficava admirando as cores que se formavam em cada uma delas", lembra.

Entre 2004 e 2005 ele começou a se especializar no assunto. "Eu fiz várias pesquisas em livros, revistas e internet. Vi os recordistas mundiais e me interessei", acrescenta. "As primeiras bolhas saíram pequenas, mas fui adaptando a fórmula e elas começaram a ganhar dimensão". Depois de muito testar, ele começou a fazer as primeiras apresentações para crianças, em escolas da região.

Atualmente, o mago das bolhas sobrevive de shows em asilos, escolas e hospitais. "Eu sempre uso um jaleco branco que é cheio de bordados com palavrinhas mágicas. A cada bolha que eu solto, eu explico a importância de cada uma dessas palavras", argumenta. As apresentações duram aproximadamente uma hora, segundo ele.

Entre as palavras descritas no jaleco estão: com licença, por favor, obrigada (o), paz, alegria, fé, sonhos, entre outras. Ele também atua como artista plástico e artesão.

Fórmula secreta

O aposentado não quis revelar todos os componentes utilizados na fórmula do sabão para fazer as bolhas gigantes, mas adiantou que a água da chuva e mel são essenciais. "A água da chuva é porque é sem minério e demora mais para evaporar e o mel é para ajudar na consistência da bolha. Os outros ingredientes eu não posso revelar, a fórmula é secreta", argumenta Johnsson.

Entre os sonhos almejados pelo recordista está a conquista do titulo mundial através do livro dos recordes, Guiness Book.

Recorde Mundial

Em setembro de 2012, a artista Fan Yang estabeleceu um novo recorde de maior bolha de sabão do mundo, colocando nada menos que 181 pessoas dentro de uma bolha em uma apresentação em Vancouver, no Canadá. Sobre plataformas, as pessoas foram envolvidas pela enorme bolha, em formato retangular.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir