Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-08-2013

Mugabe é reeleito no Zimbábue; rival promete contestar resultado
Morgan Tsvangirai classificou resultado como fraude e disse que desafiará. Robert Mugabe está no poder há 33 anos.
Mugabe é reeleito no Zimbábue; rival promete contestar resultado
Foto: diariodigital.sapo.pt

O mais antigo líder africano, Robert Mugabe, foi declarado vencedor das eleições no Zimbábue neste sábado (3), enquanto seu principal rival, Morgan Tsvangirai, classificou o resultado como uma fraude e disse que o desafiará em corte e em fóruns regionais o resultado da eleição presidencial.

Mugabe, 89 anos, que preside a ex-colônia britânica no sul da África desde sua independência em 1980, foi proclamado formalmente reeleito para um mandato de cinco anos menos de uma hora após Tsvangirai anunciar seu plano de questionar as eleições.

"Vamos aos tribunais, vamos à União Africana, vamos à Comunidade de Desenvolvimento do Sul da África", disse raivosamente Tsvangirai em coletiva de imprensa em Harare. Ele rejeitou o resultado como "fraudulento".

Embora observadores africanos tenham amplamente aprovado o pleito pacífico de quarta-feira, observadores independentes domésticos descreveram-no como profundamente falho devido a problemas de registro que podem ter deixado de marcar os votos de até um milhão de pessoas.

Observadores ocidentais foram afastados por Harare.
Em suas críticas mais fortes à eleição até agora, a União Europeia disse neste sábado que está preocupada com as supostas irregularidades e com a falta de transparência no pleito.

O veredito da UE sobre a validade da votação será crucial para decidir se o bloco monetário continuará a aliviar as sanções contra o país do sul da África. As sanções foram originalmente impostas em razão de acusações prévias de manipulação de votos e abusos de poder por Mugabe e seus seguidores.

O partido Zanu-PF, de Mugabe, que segundo os resultados oficiais conquistou uma maioria de mais de dois terços no parlamento, tem rejeitado as mais recentes alegações de massiva manipulação de votos e de intimidação do Movimento por Mudança Democrática (MDC, na sigla em inglês), de Tsvangirai.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir