Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-08-2013

Protestos contra desaparecimento de Amarildo acaba em tumulto em São Paulo
O ato começou com concentração no Museu de Arte de São Paulo (Masp), o grupo seguiu pela Avenida Paulista no sentido Paraíso.
Protestos contra desaparecimento de Amarildo acaba em tumulto em São Paulo
Foto: www.achebelem.com.br

Em seguida, a passeata desceu a Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, sentido centro. Nesse momento, temendo depredações, algumas lojas fecharam com os clientes ainda dentro. Depois de alguns minutos de caminhada, os manifestantes seguiram por ruas menores e com pouco movimento, no bairro Bela Vista. Após um percurso sinuoso, o grupo retornou à Avenida Paulista, onde, por cerca de 30 minutos, os manifestantes discutiram, antes de seguir para a Alesp. A discussão levou muitos participantes a abandonarem o ato.

A artesã Vânia Folco criticou a falta de objetividade do ato desta noite. "O pessoal está com muitas divergências, acho que tem que focar mais nos objetivos", opinou. Mesmo com os problemas, Vânia destacou a importância do protesto. "Eu sinto orgulho de estar aqui. Tenho vergonha de quem fica em casa", disse.

Para a engenheira florestal Cláudia Caliari, é importante lembrar que o caso de Amarildo é apenas um exemplo da violência policial que acontece em todo o país. "Não é só um, são vários Amarildos". Já o ilustrador Jonas dos Santos reclamou da falta de atenção dos governos de Alckmin e Cabral às demandas sociais. "Eles só veem o lado dos ricos e a gente simples, como nós, é tratada como lixo", declarou.

O pedreiro Amarildo desapareceu no dia 14 de julho, após ser levado por policiais militares, da casa dele na Rocinha, para a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade, no bairro de São Conrado, na zona sul do Rio.

Este foi o quarto ato que lembra o caso do pedreiro carioca. O ato foi acompanhado por homens da Polícia Militar. Na manifestação de ontem (1º), três pessoas foram detidas e liberadas, depois de prestar depoimentos na delegacia. As duas anteriores ocorreram depredações e vandalismo.

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir