Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 05-08-2013

TRISTE DEMOLIÇíO DOS QUIOSQUES DE ITAPOí
Qualquer apaixonado pela Cidade de Vitória lembra com muita nostalgia dos velhos quiosques da orla da praia de Camburi, ao longo de seus cinco quilômetros.
TRISTE DEMOLIÇíO DOS QUIOSQUES DE ITAPOí

Éramos jovens e o convite da moda era: "Vamos dar uma volta no calçadão de Camburi?". Todos queriam se vistos em Camburi, tomando uma cerveja gelada, uma água de coco ou simplesmente desfilar a mocidade no seu lindo calçadão de pedras portuguesas, dando uma paquerada ou mantendo a forma em dia. Bons tempos aqueles.

É a vez de Vila Velha. Hoje, é quase uma unanimidade, as praias de Itapoã e Itaparica, juntas, formam indubitavelmente o eixo mais badalado e animado dos verdadeiros amantes do sol, do mar e das areias. Com seus variados quiosques, muitas famílias, turmas de amigos, idosos e crianças se esbaldam nesse presente da natureza feito para humanos e quero-queros. Dia de Sol em Vila Velha é a certeza de que quase todos estarão na praia.

À noite os quiosques de Itapoã continuam sendo a melhor alternativa de entretenimento e contemplação da bela vista do mar. Ainda, oferecem segurança e sossego às pessoas do Bairro e pedestres que transitam pela orla, uma vez que continuam tomados por turistas e frequentadores entusiasmados, desestimulando a ação da bandidagem. Traficantes que agem naquela região e seus zumbis viciados afastam-se do brilho desses quiosques, refugiando-se para longe, isolados da contagiante alegria e descontração das pessoas de bem.

Quem tem um cão sabe muito bem do que estou falando. Se não fossem pelos quiosques de Itapoã, sair para passear com o cachorrinho seria uma arriscada e perigosa aventura depois das 19 horas. Ora, são os quiosques ali presentes, seus frequentadores e a iluminação ali aparelhada que nos permite sair de casa. Mais do que proporcionar lazer, esses quiosques nos protegem da ação de criminosos que se aproveitariam da solidão da região.

Agora, ao que parece, esses mesmos quiosques, fontes de vida, alegria e hospitalidade, serão demolidos pelo Poder Público. Quando os tratores ligarem seus motores, levarão junto o nosso lazer, o nosso sossego e a nossa paz.

Acho que vou aproveitar o dia de sol para pedir meu último peroá com fritas.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Carlos Eduardo Rios do Amaral    |      Imprimir