Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 05-08-2013

Especialistas afirmam que existe uma pessoa com autismo para cada 92
Autismo era considerado uma condi��o rara, que atingia quatro indiv�duos para cada 10 mil vivos. Hoje, a pesquisa mais recente fala em um para cada 92.
Especialistas afirmam que existe uma pessoa com autismo para cada 92
Foto: diariosp.com.br

Neste domingo (4), o Fant�stico estreou a s�rie "Autismo: Universo Particular". Para produzir a s�rie, Dr�uzio Varella esteve casa de v�rios pacientes portadores desse transtorno para mostrar como vivem essas fam�lias e essas crian�as.

No Paran�, h� uma fam�lia com dois filhos em que o autismo se manifesta de uma forma bem diferente em cada um dos irm�os. O pai passa as noites segurando o filho enquanto ele dorme.

Kevin n�o para de se mexer e se bate repetidamente. Durante a noite, ele acorda querendo tomar banho, porque s� isso o acalma por algum tempo. "J� tive vontade at� de me matar pela situa��o de bater nele, dele se agredir e n�o ter o que fazer, entendeu? J� passou pela minha cabe�a de fazer qualquer besteira, ent�o � dif�cil", conta o pai.

Os pais de Kevin est�o em busca do diagn�stico de que o filho tenha autismo, um dist�rbio que desafia a ci�ncia. N�o se sabe as suas causas e ele � cada vez mais comum. Especialistas calculam que o autismo atinja 1% das crian�as.

"O autismo hoje � considerado um dist�rbio no desenvolvimento causado por condi��es gen�ticas e ambientais e que, na verdade, n�o � uma condi��o s�. Hoje, a gente fala em um conjunto de autismos pela enorme variabilidade que ele tem. A caracter�stica fundamental dos autismos � o preju�zo na comunica��o, na intera��o social e na presen�a de comportamentos peculiares. Comportamentos repetitivos sem muito significado, que os indiv�duos parecem ficar realizando sem uma finalidade muito clara", explica o neuropediatra especialista em autismo Salom�o Schwartzman.

O m�dico explica que o autismo era considerado uma condi��o rara, que atingia quatro indiv�duos para cada 10 mil vivos. Ele aponta que a pesquisa mais recente fala em um para cada 92. "A gente est� falando de uma coisa que n�o � rara, � extremamente comum. Voc� encontra na escola, no escrit�rio, no seu consult�rio, identifique ou n�o", avalia Schwartzman.

Segundo o especialista, o autista � met�dico. "O mundo ideal � aquele em que as coisas n�o se modificam. Eu acordo na mesma hora, visto a mesma roupa, tomo caf� do mesmo jeito, no mesmo prato, com a mesma x�cara. Qualquer varia��o disso traz um extremo desconforto", explica o neuropediatra.

Uma fam�lia que vive o autismo muito intimamente mora em Te�filo Otoni, em Minas Gerais.

Renato, o pai, sempre foi meio esquisit�o. "Desde crian�a eu achava ser estranho normal, mas porque eu tirava por mim. Para mim, todo mundo era estranho", conta ele. Renato casou com Ana Maria, que j� tinha uma filha, Fernanda. Juntos, eles tiveram Mateus e M�ximo � os dois com autismo � e B�rbara, a mais nova. "Eu j� estou mais do que acostumada a lidar com eles. Na verdade, acho eles mais f�ceis por causa da quest�o da rotina", diz Ana.

Mas mesmo as atividades mais rotineiras podem ser um imenso desafio para pessoas com autismo. Escolher um conjunto de roupas para trocar o filho pode ser uma tarefa imposs�vel.

"� muita op��o. Combina��o de cor, de n�o sei o que... Sempre me visto pelo conforto e, exatamente para n�o ter esse problema de combina��o, visto uma cor s�", brinca Renato.

Os humanos s�o animais sociais. Se n�o tivessem formado grupos, os antepassados teriam desaparecido da face da Terra. Mas h� pessoas com transtorno de desenvolvimento que apresentam enorme dificuldade de relacionamento social. Para elas, sons, movimentos, olhares e solicita��es dos outros provocam um curto-circuito que as deixa desorientadas e aflitas. O autismo � um transtorno desse tipo, no qual a rede de neur�nios que controla, no c�rebro, a comunica��o e os contatos sociais est� desorganizada. "Diria que a marca registrada do autismo � a falta de desejo ou de possibilidade de interagir com o outro", diz Schwartzman.

Atualmente, o autismo � considerado um dist�rbio com um amplo espectro de manifesta��es, desde as crian�as, como Kevin e M�ximo, que t�m enormes dificuldades de responder aos est�mulos, at� pessoas que t�m problemas de conv�vio social, mas s�o extremamente talentosas em �reas espec�ficas. O c�rebro deles funciona de forma �nica, que ainda � um mist�rio para a ci�ncia.

Em um quarto cheio de circuitos eletr�nicos e f�rmulas matem�ticas, um autista genial � Jacob Barnett. Ele est� prestes a se tornar mestre em f�sica qu�ntica aos 14 anos. Ele d� aulas na internet desde pequeno e hoje participa de pesquisas na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e pode ganhar o Pr�mio Nobel.

O caso dos irm�os de Curitiba Nicholas, de 13 anos, e Thomas, de 15, � parecido. O mais velho, que j� aos 3 anos demonstrava facilidade com n�meros, j� fez diversos cursos em n�vel universit�rio nas �reas de matem�tica e ci�ncia da computa��o.

Segundo o neuropediatra Salom�o Schwartzman, o impacto de um filho autista em uma fam�lia pode ser brutal. "� algo muito dif�cil de voc� lidar. Quando voc� tem um filho que � um deficiente intelectual, por qualquer raz�o que seja, depois de algum tempo, por maior que seja o luto que voc� tem com rela��o a isso, voc� se habitua a uma crian�a que bem ou mal tem uma linha de base. Ou seja, ele tem preju�zos, mas que depois de algum tempo voc� sabe quais s�o e passa a conviver bem com isto", diz.

Na novela Amor � vida, a atriz Bruna Linzmeyer interpreta Linda, uma garota com autismo. "Eu tinha ouvido falar muito pouco sobre o autismo, porque � um tema muito pouco conhecido pela nossa sociedade. A gente criou uma linguagem dessa personagem se comunicar, como ela dramaturgicamente se envolve em cena. Isso � o mais dif�cil. Cada detalhe � muito importante", conta ela.

Na pr�xima semana, o Fant�stico investiga o diagn�stico de autismo: como descobrimos que algu�m tem autismo se nem sabemos ao certo o que provoca esse dist�rbio? N�o perca!

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir