Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-08-2013

Berlusconi se diz confiante no futuro do governo italiano
Silvio Berlusconi aproveitou este domingo para falar sobre o futuro do governo de coaliz�o da It�lia dirigido por Enrico Letta, duramente criticado ap�s a condena��o do Cavaliere a um ano de pris�o na �ltima quinta-feira.
Berlusconi se diz confiante no futuro do governo italiano
Foto: www.portugues.rfi.fr

Num discurso feito diante de milhares de simpatizantes que se reuniram em frente � casa do pol�tico, em Roma, para prestar solidariedade ap�s sua condena��o, Berlusconi tentou acalmar os �nimos afirmando que "o governo deve seguir em frente".

"N�s dissemos de maneira clara e direta que o governo deve seguir em frente", declarou Berlusconi, em seu primeiro pronunciamento p�blico desde que a Corte de Cassa��o italiana o condenou a um ano de pris�o por sonega��o fiscal, pena que ser� cumprida em regime domiciliar gra�as a sua idade (76 anos).

"O governo deve continuar a tomar medidas econ�micas e n�s dissemos de maneira clara e direta que parlamento deve seguir em frente para votar estas medidas econ�micas", continuou Berlusconi, que falou aos partid�rios da sacada de sua casa.

Os dias de sexta-feira e s�bado foram marcados por uma guerra de nervos entre a esquerda e a direita.

Os parlamentares do partido Povo da Liberdade (PDL), do "Cavaliere", amea�aram pedir demiss�o coletiva ap�s a divulga��o da senten�a, exigindo uma reforma no judici�rio.

A esquerda denunciou as amea�as e chantagens do PDL, garantindo estar preparada para lidar com qualquer cen�rio pol�tico, inclusive novas elei��es.

No s�bado, Letta afirmou que ouviria com aten��o as declara��es feitas ao longo das manifesta��es pr�-Berlusconi deste domingo para tomar as devidas medidas, numa maneira indireta de dizer que ele est� pronto para pedir demiss�o caso o PDL retire seu apoio ao governo.

O "Cavaliere" adotou um tom conciliador e se apresentou como um elemento-chave para a manuten��o do atual governo, garantindo que "ningu�m pode dizer que trata-se de uma manifesta��o subversiva".

A c�pula do PDL, com o aval de Berlusconi, decidiu que seus ministros n�o participariam desta manifesta��o para n�o causar maiores tens�es no seio do governo.

A manifesta��o foi organizada �s pressas pelo partido do "Cavaliere", e teve como palavra de ordem "Domingo na rua pela democracia e pela liberdade", conseguindo reunir milhares de simpatizantes, apesar do calor de 40�C na capital italiana.

"Ser� a oportunidade de nos reunirmos em torno do nosso l�der e de confirmarmos a grande for�a e determina��o de um povo que n�o sabe odiar e que acredita realmente na liberdade e na democracia", disse o partido em sua p�gina na internet.

O "Cavaliere" estava visivelmente emocionado com a presen�a dos milhares de partid�rios. Alguns jornais disseram que ele chegou a chorar no final de seu discurso.

"A proximidade e o calor de voc�s me confortam depois de todas essas prova��es dos �ltimos dias", disse aos manifestantes no in�cio de seu discurso.

Apesar do tom conciliador em rela��o ao governo, Berlusconi n�o deixou de criticar os magistrados que o condenaram a um ano de pris�o por evas�o fiscal.

"Nossa Constitui��o diz que o povo � soberano, e n�o que a soberaneidade pertence � magistratura, como tem parecido", afirmou.

"Eu estou aqui, ficarei aqui e n�o os abandonarei, n�s continuaremos juntos nesta batalha pela democracia e pela liberdade para que os cidad�os n�o temam ser presos sem que tenham cometido crime algum", afirmou Berlusconi, concluindo o discurso de 15 minutos.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir