Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 05-08-2013

"Rio, eu te amo" começa filmagens com Santoro e Bruna Linzmeyer
Franquia de "Cities of Love" reúne diretores de diversas nacionalidades. Projeto declara amor pela cidade, após homenagear Paris e Nova York.

Foto: g1.globo.com

O amor pelo Rio será retratado sob o olhar de seis diretores estrangeiros e cinco brasileiros na franquia de "Cities of Love", que já teve homenagens para Paris e Nova York. A coletiva do "Rio, eu te amo" reuniu produtores, diretores e atores no Theatro Municipal, no Centro da cidade, na manhã desta segunda-feira (5). Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer darão o pontapé inicial ao projeto com uma história de amor entre dois bailarinos.

As filmagens acontecem nesta terça (6) e quarta-feira (7) e é ambientada dentro e fora do Municipal. Sob a direção de Carlos Saldanha, de "Rio" e "Era do Gelo", a história terá uma mistura de animação com cenas do elenco e incluirá um pas de deux (termo do ballet clássico que significa em francês "passo de dois") criado pelo ex-Grupo Corpo, Cassi Abranches, para a composição "O Canto do Cisne Negro", de Heitor Villa-Lobos.

"O Municipal representa o tesouro do Rio, no meio do cinza do Centro da cidade. Essa oportunidade pra mim é perfeita. Vamos poder filmar por dentro e por fora", declarou Saldanha, animado.

"Tivemos pouco tempo de preparação, mas fizemos o que pudemos durante essa semana, tivemos uma ajuda preciosa dos bailarinos. O universo é muito particular. É um universo de muita precisão. É incrível como ele tem que se dedicar para evoluir e a gente trabalhou, mas acima de tudo é uma história de amor. Honra absoluta poder filmar no Municipal. Só posso dizer que é uma performance diferente ", garantiu Santoro.

Cinco segmentos no primeiro bloco
No primeiro bloco serão filmados cinco segmentos. Entre eles, o do diretor e roteirista sul-coreano Im Sang-Soo, conhecido pela controvérsia e polêmica de suas abordagens artísticas. Ele escolheu os atores Tonico Pereira e Roberta Rodrigues, e suas cenas terão como locações um restaurante à beira-mar e a favela do Vidigal.

"Dei sorte de ter nascido no Vidigal, que é um local que representa muito o Rio de Janeiro. Poder descer na Praia do Leblon e andar mais um pouco e estar em Ipanema. A energia que o Rio tem não tem em lugar nenhum. Você fica doente pela cidade", declarou Roberta. "Considero uma omissão sexual e afetiva não amá-lo", completou Tonico. As filmagens acontecem nos dias 9 e 10 de agosto.

No final do mês de agosto seguem as cenas dirigidas pela libanesa Nadine Labaki, pelo australiano Stephan Elliot e o brasileiro Fernando Meirelles. Num segundo momento, em outubro, serão filmados os segmentos dos brasileiros Andrucha Waddington, José Padilha, o mexicano Guilherme Arriaga e outros dois diretores estrangeiros que serão anunciados. A canção do filme será composta e interpretada por Gilberto Gil.

Cenas de transição

O diretor Vicente Amorim, de "Corações Sujos" e "Um Homem Bom" estará a cargo das cenas de transição, uma das características dos filmes da franquia "Cities of Love". Nelas, os personagens de diversos segmentos interagem uns com os outros em situações especialmente criadas. O roteiro é de Fellipe Barbosa, de "Casa Grande" e "Beijo de Sal".

"É um enorme desafio dar unidade. O grande objetivo das transições é criar um senso de unidade. Como fazer essas histórias conversarem e dar a sensação que se está assistindo o mesmo filme e não vários. Os 20 personagens principais dentre as ligações que eles têm entre si. Junto com esses personagens, trazer outros personagens, e com o principal que é o Rio de Janeiro", explicou Vicente.

"Cities of Love"

A franquia de "Cities of Love" é uma iniciativa global idealizada e criada pelo director, roteirista e produtor francês Emmanuel Benbihy. O projeto foi iniciado com a produção

"Paris, Eu Te Amo", filme que abriu o Festival de Cannes em 2006. O segundo filme, "Nova York, Eu Te Amo", ficou pronto em 2009. A partir daí, o produtor começou a licenciar a franquia para produtores estrangeiros.

"A gente acha que está fazendo um documento histórico, que é importantíssimo para a nossa cidade. Encaixar em um programa de filmagem isso tudo não é fácil, mas desde o início a gente entendeu a importância deles", concluiu o produtor Pedro Buarque de Holanda.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir