Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-08-2013

Dia dos Pais une família e aumenta coleção de chapéus de apo
Aposentado de 83 anos é "xodó" de 10 filhos em comunidade de Piracicaba. Tradição há anos, o presente na data será mais um exemplar do acessório.
Dia dos Pais une família e aumenta coleção de chapéus de apo
Foto: g1.globo.com

Aos 83 anos, o aposentado Nilo Vergílio Cristofoletti planeja comemorar o Dia dos Pais ao lado de 10 filhos em sua casa no bairro Santa Olímpia, comunidade formada por descendentes de tiroleses em Piracicaba (SP). Ao todo, o patriarca da família teve 21 filhos, mas os outros morreram. Hoje ele é o xodó dos filhos, netos e bisnetos e já sabe o que vai ganhar de presente no Dia dos Pais: um chapéu. Na verdade, mais um para a coleção, uma vez que o aposentado não sai de casa sem o acessório na cabeça.

"Estou muito feliz em poder comemorar mais um Dia dos Pais com os meus filhos. Tenho orgulho da minha família. Nessa data, tradicionalmente nos unimos para festejar o nosso vínculo familiar. Essa é a minha riqueza, é tudo que eu tenho de mais valioso", afirmou Nilo.

Homem de poucas palavras, o aposentado fez questão de enfatizar a união com a esposa, que durou mais de 50 anos. "Sempre fomos muito felizes, mas tivemos momentos difíceis principalmente quando perdemos nossos filhos. Afinal, é difícil para um pai ver um filho no caixão. Mas superamos as dificuldades e o amor fez a nossa família ficar ainda mais unida", afirmou o patriarca.

Visitas diárias

A técnica de enfermagem Benildes Maria Cristofoletti, de 61 anos, filha mais velha de Nilo, fala com orgulho do pai. "Meu pai todos os dias visita os sete filhos que moram aqui no bairro. É lei para ele passar de casa em casa perguntando se está tudo bem. Às vezes, mais de uma vez ao dia. Sem contar que agora ele também está babando pela primeira bisneta, de 1 ano e dez meses."

Tradição do chapéu

Paula Cristofoletti Custódio, de 29 anos, que é enfermeira e a neta mais velha do aposentado, fala que a família segue a "tradição do chapéu" há anos. Apaixonado por chapéus, Nilo não sai de casa sem o acessório e sempre ganha um novo da família no Dia dos Pais. "Meu avô tem quatro xodós: a família, os chapéus, uma caminhonete que está emprestada e a roçadeira. Como ele foi lavrador a vida inteira, gosta de carpir. Às vezes, precisamos brigar para ele parar de trabalhar", disse a neta.

Talentos

Com orgulho, Benildes contou que o pai é um excelente ator e cantor. "Meu pai sempre foi lavrador, mas participava de um grupo de teatro. Ele sempre foi um excelente ator. Vi várias peças dele. Chego a me emocionar, pois era muito bonito de ver."

O aposentado também é apaixonado pela música e até hoje costuma cantar. Antes fazia dueto com a esposa, mas desde que ela faleceu em 2007, passou a cantar o hino da comunidade tirolesa com

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir