Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-08-2013

Programa "Mais Médicos" contempla três municípios do Acre
Rio Branco, Bujari, Acrelândia e um DSEI receberão nove profissionais. Relação foi divulgada nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde.
Programa
Foto: www.atribunamt.com.br

Os municípios acreanos de Rio Branco, capital do estado, Bujari e Acrelândia, além do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus - Rio Branco, foram contemplados com nove médicos selecionados pelo Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde.

De acordo com a relação, divulgada na tarde desta terça-feira (6) pela pasta, dos profissionais listados para o Acre, seis serão lotados em Rio Branco, um atuará no DSEI Alto Rio Purus - Rio Branco e os outros dois vão ocupar vagas nas cidades de Bujari e Acrelândia. No primeiro mês de seleção do Mais Médicos, 16 profissionais realizaram inscrição para ocuparem espaços em cidades do Acre.

Ao todo, o Ministério da Saúde relacionou 938 médicos brasileiros que ratificaram sua participação na primeira etapa da seleção.

Segundo o Ministério, 404 cidades serão atendidas nesse primeiro momento. A maioria dos profissionais (51,8%) deverá trabalhar em regiões periféricas das capitais e metropolitanas. O restante (48,1%) será lotado em cidades do interior de "alta vulnerabilidade social".

O Ministério da Saúde informa ainda que os médicos que assinaram o termo de compromisso para participação no "Mais Médicos representam 5,6% dos 16.530 com registro profissional do Brasil" que realizaram seu cadastro no sistema do programa.

O resultado, de acordo com o Ministério da Saúde, deixa ainda a necessidade da contratação de mais 15.460 para suprir as lacunas nos quadros da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nova oportunidade
Os médicos brasileiros que escolheram municípios, mas não homologaram sua participação terão uma nova oportunidade. Esses terão até a quinta-feira (8) para, mais uma vez, indicar as seis cidades aonde desejariam trabalhar, respeitando a ordem de preferência e conforme as regiões prioritárias do programa.

No sábado (10), o Ministério da Saúde irá publicar a nova lista e no dia 15 começa a próxima chamada de médicos e municípios.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir