Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-08-2013

ABCD recebe só 2% de médicos pedidos
Juntas, cidades solicitaram 93 médicos ao Programa Mais Médicos, mas só dois foram confirmados.
ABCD recebe só 2% de médicos pedidos
Foto: www.diariodolitoral.com.br

Apesar de solicitar 93 médicos para o Programa Mais Médicos, a região do ABCD receberá na parte inicial do projeto apenas dois profissionais, equivalente a 2% da demanda repassada.

A equipe de reportagem do BOM DIA esteve ontem em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Mauá, uma das cidades que não foi contemplada, e constatou que as reclamações sobre a falta de médicos são constantes.

"Esperei mais de duas horas para que minha filha fosse atendida por estar com fortes dores no estômago. Eles me disseram que faltavam médicos", afirmou a dona de casa Eliete Araújo.

Somente São Bernardo, que havia solicitado 20 profissionais, e Ribeirão Pires, com sete, receberão um médico cada. Já Santo André, que esperava 14 médicos, e Mauá, com 46 pedidos, não foram contemplados neste momento.

Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério da Saúde em coletiva dada pelo ministro Alexandre Padilha, que também informou que o número de vagas preenchidas em todo o país corresponde a 6% da demanda dos municípios brasileiros.

"Esse é apenas o início do programa. O processo continua aberto e usaremos de todas as estratégias para suprir as mais de 15 mil vagas apontadas pelos municípios", afirmou.

Programa /Lançado pela presidente da República, Dilma Rousseff, no dia 8 de julho, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A promessa do governo federal é acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os pequenos municípios do interior e as periferias das cidades de médio e grande porte.

MAIS

Início do trabalho
Os profissionais selecionados pelo Mais Médicos começam a trabalhar no início de setembro.

Sem participar
Diadema, cidade com o maior deficit de profissionais (cerca de 80), não aderiu à iniciativa. De acordo com a Prefeitura, a adesão não foi possível por problemas técnicos no site do ministério. São Caetano foi contemplada com 1 médico, mas diz que não tem déficit de profissionais.

15.460 médicos é a demanda total repassada pelos municípios que se inscreveram no programa.

Remuneração
Os médicos do programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo.

Fonte: www.redebomdia.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir