Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-08-2013

Obama cancela reunião de cúpula com Putin na Rússia em setembro
Cancelamento ocorre após Kremlin conceder asilo temporário a Snowden. Governo russo relatou "decepção" por decisão, mas manteve convite.
Obama cancela reunião de cúpula com Putin na Rússia em setembro
Foto: g1.globo.com

O presidente dos EUA, Barack Obama, cancelou o encontro de cúpula que manteria em setembro com seu colega russo Vladimir Putin, segundo uma autoridade do governo federal americano.

A Casa Branca justificou o cancelamento do encontro de Obama com Putin devido à "falta de progresso" nas relações russo-americanas.

"Após cuidadosa consideração (...) conclui-se que as relações bilaterais com a Rússia não experimentaram suficientes progressos recentes para que uma cúpula fosse realizada no início de setembro", declarou um porta-voz de Obama em um comunicado.

"Nós concedemos uma grande importância aos progressos efetuados com a Rússia (...) como o novo tratado Start e a cooperação sobre Afeganistão, Irã e Coreia do Norte", explicou o porta-voz Jay Carney.

"No entanto, diante da falta de avanço em temas como a defesa antimísseis, a proliferação, o comércio, os assuntos de segurança e de direitos humanos nos últimos doze meses, informamos ao governo russo que pensamos que seria mais construtivo adiar a cúpula até que tenhamos mais resultados", acrescentou.

Carney admitiu o impacto do asilo concedido a Snowden. "A decisão decepcionante por parte da Rússia de conceder asilo temporário a Edward Snowden também foi algo que levamos em conta para avaliar o estado de nossas relações", disse o porta-voz.

A Casa Branca já havia insinuado que a cúpula poderia ser cancelada, por conta de a Rússia ter concedido asilo temporário ao ex-consultor Edward Snowden, procurado por vazamento de documentos.

Kremlin

O Kremlin afirmou que recebeu com "decepção" o anúncio americano.
"Estamos desapontados", afirmou o adjunto das Relações Exteriores Yury Ushakov, acrescentando que está claro para Moscou que a decisão está relacionada ao fugitivo americano Edward Snowden, que obteve asilo na Rússia.

Ushakov acrescentou que esta situação demonstrou que os Estados Unidos ainda não estão prontos para uma relação "numa base de igualdade" com a Rússia, mas destacou que o convite para a visita de Obama continua de pé.

O governo russo rejeitou diversos pedidos para que Snowden fosse extraditado para os EUA, o que gerou críticas do governo americano.

Snowden é acusado de vazar informações sobre os esquemas americanos de vigilância de telecomunicações, o que gerou uma crise para o governo Obama e provocou um debate internacional sobre privacidade online.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir