Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2013

Região de Piracicaba indica demanda de 107 profissionais ao Mais Médicos
De 8 cidades que se candidataram para receber mão de obra, só uma terá. Acaba nesta 5ª novo prazo para médico confirmar interesse em municípios.
Região de Piracicaba indica demanda de 107 profissionais ao Mais Médicos
Foto: www.jornalagora.com.br

Oito cidades da região de Piracicaba (SP) que se candidataram a receber mão de obra pelo programa Mais Médicos para o Brasil, do governo federal, afirmaram ter uma demanda total de 107 profissionais de medicina. O município que mais "pediu" médicos foi Piracicaba, com a solicitação de 50 médicos, conforme apurou a reportagem da EPTV.

Apesar do volume reivindicado, até terça-feira (6) apenas um profissional tinha confirmado interesse em trabalhar em Santa Bárbara dOeste (SP), conforme lista de municípios beneficiados pelo Mais Médicos divulgada na data pelo Ministério da Saúde. O município tinha indicado uma demanda bem maior, de 20 profissionais.

O novo prazo para homologação de inscrições para o trabalho nas cidades, uma espécie de "segunda chamada", termina nesta quinta-feira (8). Dos municípios da região, Engenheiro Coelho (SP), Nova Odessa (SP) e Cosmópolis (SP) também despertaram inicialmente o interesse de médicos, mas os profissionais não confirmaram a intenção posteriormente.

Desinteresse
Depois de Nova Odessa indicar a necessidade de nove profissionais ao Mais Médicos e ninguém ter confirmado interesse em trabalhar na cidade na "primeira chamada", a secretária municipal da Saúde, Rosa Maria Reis Sacilotto, atribuiu o "desinteresse" dos profissionais à situação "critica" da rede pública na região.
Para Rosa Maria, Nova Odessa enfrenta problemas semelhantes aos que se repetem por todo Brasil, como falta de leitos hospitalares, o próprio déficit de médicos, filas de espera para cirurgias, entre outros.
"O desinteresse é geral, em diversas regiões, e acredito que é porque os profissionais têm ciência de que a rede é crítica e que não basta o governo federal colocar mais médicos nos lugares se eles não terão condições de cumprir o compromisso com a população", disse.
Confiram quantos profissionais cada cidade "pediu" no Mais Médicos:
Nova Odessa: 9
Charqueada: 9
Cosmópolis: 1
Engenheiro Coelho: 5
Iracemápolis: 3
Limeira: 10
Piracicaba: 50
Santa Bárbara dOeste: 20

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir