Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2013

Japão pondera "congelar" chão de Fukushima
O primeiro-ministro japonês ordenou ao seu governo que encontre uma forma "rápida e segura" de parar as fugas subterrâneas de água radioativa ao redor da central nuclear de Fukushima, incluindo a possibilidade de congelar o solo circundante.
Japão pondera
Foto: www.abola.pt

As autoridades japonesas vão envolver-se mais na gestão da água contaminada da central nuclear de Fukushima, cuja fuga para o mar o primeiro-ministro, Shinzo Abe, considerou um problema "urgente".

O Ministério do Comércio e da Indústria japonês propôs então a criação de uma barreira subterrânea ao redor da central nuclear, congelando o chão e impedindo assim que as águas contaminadas cheguem ao mar.

"Estabilizar a central de Fukushima é o nosso desafio. Em particular, a água contaminada representa um problema urgente que suscita muita inquietação na população", explicou ontem Shinzo Abe numa reunião de um gabinete de crise criado pelo Governo sobre o assunto.

A construção de uma barreira gelada é algo "sem precedentes", disse Yoshihide Suga, chefe de gabinete do Japão, e portanto ainda não é conhecido o custo de tal projeto.

A companhia de eletricidade Tokyo Electric Power (Tepco) tenta desde março de 2011 fazer face às consequências do acidente que se produziu na sua central nuclear Fukushima Daiichi (220 quilômetros a nordeste de Tóquio), danificada por um sismo e um tsunami.

O maior problema que enfrenta desde há semanas consiste em impedir a água subterrânea contaminada pela forte radioatividade do local de fugir para o Oceano Pacífico.

Fonte: www.dn.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir