Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2013

Jornal: e-mail indica que Serra sugeriu acordo para a Siemens
Um e-mail divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quinta indica que o ex-governador de S�o Paulo, Jos� Serra (PSDB), sugeriu � multinacional alem� Siemens um acordo em 2008 para evitar que uma disputa empresarial travasse uma licita��o da CPTM.
Jornal: e-mail indica que Serra sugeriu acordo para a Siemens
Foto: www.achebelem.com.br

A mensagem, enviada por um executivo da multinacional para superiores, relata uma conversa que um diretor da multinacional, Nelson Branco Marchetti, diz ter mantido com Serra e seu secret�rio de Transportes Metropolitanos, Jos� Luiz Portella, durante congresso do setor ferrovi�rio na Holanda. Na �poca, a Siemens disputava com a espanhola CAF uma licita��o milion�ria aberta pela CPTM para aquisi��o de 40 novos trens, e amea�ava questionar na Justi�a o resultado da concorr�ncia se n�o sa�sse vitoriosa.

Na ocasi�o, a Siemens apresentou a segunda melhor proposta da licita��o, mas esperava ficar com o contrato se conseguisse desqualificar a concorrente espanhola CAF. De acordo com o e-mail apurado pelo jornal, Serra avisou que a licita��o seria cancelada se a rival fosse desqualificada, mas disse que ele e Portella "considerariam" outras solu��es para evitar que a disputa empresarial provocasse atraso na entrega dos trens. De acordo com a mensagem, uma das sa�das discutidas seria a CAF dividir a encomenda com a Siemens, subcontratando a empresa alem� para a execu��o de 30% do contrato. Outra possibilidade seria encomendar � Siemens componentes dos trens.

Serra nega que tenha se encontrado com executivos das empresas interessadas e afirmou que a licita��o foi limpa, com vit�ria da empresa que ofereceu menor pre�o. O ex-secret�rio Portella disse que as acusa��es s�o "absurdas". A Folha declara que os documentos que examinou n�o cont�m ind�cios de que Serra tenha cometido irregularidades, mas sugerem que o governo estadual acompanhou de perto as negocia��es entre a Siemens e suas concorrentes. A CAF venceu a licita��o e assinou, em 2009, o contrato com a CPTM. A empresa espanhola executou o contrato sozinha, sem subcontratar a Siemens ou outras empresas.

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir