Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2013

Henry Sobel diz a jornal que furto de gravata foi "falha moral"
Ao "Estado de S. Paulo", rabino afirmou que deixar� o Brasil em breve. Desde 2007 ele afirmava que caso ocorreu devido a efeito de rem�dios.
Henry Sobel diz a jornal que furto de gravata foi
Foto: g1.globo.com

O rabino em�rito da Congrega��o Israelita Paulista (CIP) Henry Sobel afirmou, em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", que o epis�dio do furto de gravatas em uma loja de Palm Beach, nos Estados Unidos, em 2007 foi uma "falha moral". O incidente acabou provocando o afastamento dele da CIP.

Desde ent�o, a vers�o sustentada por ele era de que o furto ocorreu devido a uma doen�a psicol�gica e ao efeito de rem�dios para depress�o. Ao jornal, ele afirmou que n�o pode atribuir o ocorrido a "fatores externos" e que cometeu um "erro".

"Desde jovem, fui um intolerante comigo. E o autojulgamento sempre foi severo demais. Mas o rabino � humano, portanto, fal�vel", disse.

Sobel, de 69 anos, afirmou que deixar� o Brasil em breve, ap�s 43 anos residindo no pa�s.

Ele ir� morar em Miami, onde tem um apartamento, com a mulher e a �nica filha, para se "preparar para a aposentadoria" em um "per�odo sab�tico". "Hoje sou um rabino machucado. Por motivos pol�ticos", disse.

Ele n�o quis comentar se houve outros casos semelhantes ao do furto das gravatas, mas disse ao jornal que precisava falar para perdoar a si mesmo.

"Uma falha moral minha. E pe�o perd�o. Veja o que escrevi ontem � noite: "� bom ser perdoado. Quando eu era menino, sempre que cometia um erro, podia contar com a compreens�o, a ternura e o perd�o dos meus pais. Lembro da sensa��o de ter um peso tirado do cora��o, uma gostosa certeza de ser aceito. (...) Quando cresci, foi a minha vez de conceder perd�o aos meus pais pelos seus erros e fraquezas, fossem reais ou fruto da minha imagina��o. Compreender nossos pais, e perdo�-los por serem menos perfeitos do que gostar�amos, � natural no processo de amadurecimento. Lembro das cr�ticas se abrandando, os ressentimentos se dissolvendo, a consci�ncia do afeto libertando a alma. � bom perdoar". E � muito bom perdoar a si pr�prio", afirmou ele ao "Estado".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir