Categoria Policia  Noticia Atualizada em 09-08-2013

Comando da Tropa de Choque da PM de São Paulo é trocado
Coronel César Augusto Franco Morelli estava no cargo desde 2011. Choque será comandado pelo coronel Carlos Celso Castelo Branco Savioli.
Comando da Tropa de Choque da PM de São Paulo é trocado
Foto: midiacon.com.br

A Polícia Militar anunciou nesta semana a troca no comando da Tropa de Choque de São Paulo. O coronel César Augusto Franco Morelli, que estava à frente do policiamento de Choque desde setembro de 2011, deixa o cargo. Por indicação dele, o coronel Carlos Celso Castelo Branco Savioli assume o comando.

Entre os fatores que interferiram na troca de comando no Choque estão as manifestações que tomaram as ruas da capital paulista em junho, em que houve críticas a supostos excessos cometidos por policiais. Houve ainda divergências internas na PM sobre como deveria ser a ação do Choque no controle dos protestos.

"Nossa missão foi cumprida. Fizemos o que nos foi pedido e recebemos parabéns, por todas as ações nestes dois anos, tanto do comando da PM quanto da secretaria de Segurança. Nunca tive cobrança por erros", afirmou o coronel Morelli ao G1.

Novo comandante da tropa de Choque, o coronel Savioli atualmente chefia a PM na Baixada Santista e tem, segundo a corporação, "vasta experiência no policiamento de Choque". Ele comandava o 2º Batalhão de Choque, responsável pelo policiamento em praças desportivas e grandes eventos.

Conforme a PM, a troca do comando é "um processo natural de gestão e renovação na instituição", como informou em nota nesta sexta-feira (9). A substituição, ainda de acordo com a corporação, foi publicada nesta quarta-feira (7), no Diário Oficial do estado.

A troca no comando, diz a corporação, ocorre em agosto por ser "uma das épocas do ano em que ocorrem promoções de oficiais e praças e suas decorrentes movimentações, para o preenchimento de cargos e vagas". (Leia abaixo a íntegra da nota da PM sobre a tropa de comando na Tropa de Choque)

Protestos
A mudança no comando do Choque ocorre quase dois meses depois da atuação polêmica da Polícia Militar durante protestos contra o aumento da passagem do transporte público na capital paulista. Em 13 de junho, houve confronto entre policiais e manifestantes, com mais de 200 detidos. Na época, o prefeito Fernando Haddad (PT) disse que protocolos não foram observados na ação policial. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também afirmou, após analisar imagens da atuação da polícia, que houve "excesso".

Em nota divulgada após os confrontos, a PM disse que atuou para garantir o direito de livre manifestação, "dentro dos preceitos constitucionais".

Ìntegra a nota divulgada pela PM nesta sexta:
Em razão das transferências publicadas em 7 de agosto de 2013, no Diário Oficial do Estado, a Polícia Militar informa que se trata de um processo natural de gestão e renovação na instituição.

O mês de agosto é uma das épocas do ano em que ocorrem promoções de oficiais e praças e suas decorrentes movimentações, para o preenchimento de cargos e vagas.

Dessa forma, o Cel PM Cesar Augusto Franco Morelli, a frente do Comando de Policiamento de Choque desde 01 de setembro de 2011, onde realizou um excepcional trabalho, com atuação em todo o estado, deixa esta unidade e, por sua própria indicação, será substituído pelo Cel PM Carlos Celso Castelo Branco Savioli. Atual comandante da Baixada Santista, o Coronel Savioli tem vasta experiência no policiamento de Choque, a última unidade que comandou antes de ser promovido ao posto de coronel, foi o 2º Batalhão Choque, unidade responsável pelo policiamento em praças desportivas, grandes eventos e demais ações cuja a peculiaridade necessite do emprego dessa tropa.

Para substituir o comandante da baixada santista, foi designado o Cel PM Ricardo de Jesus Ferreira, cuja última unidade que comandou antes da promoção ao posto de coronel, foi o 36º Batalhão, responsável pelo policiamento na região de Embu das Artes onde desenvolveu um eficiente trabalho junto àquela comunidade.

São Paulo, 09 de agosto de 2013.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir