Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 10-08-2013

Para conseguir engravidar, jovem muda a dieta e perde mais de 35 kg
Com 100 kg, Andresa ouviu do m�dico que n�o tinha chance de engravidar. A jovem de 21 anos atingiu os 64 kg com reeduca��o alimentar e exerc�cio.
Para conseguir engravidar, jovem muda a dieta e perde mais de 35 kg
Foto: g1.globo.com

Com s� 21 anos, a jovem Andresa Gravino Corr�a, de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, tem muita hist�ria para contar. Casada h� 5 anos, ela teve que mudar todo seu estilo de vida para conseguir engravidar. "Estava com quase 100 kg e fui ao ginecologista para ver o que eu precisava fazer para ter meu filho. Ele disse que eu estava obesa e que n�o tinha chance nenhuma de gravidez. Sa� de l� apavorada, chorando muito", lembra.

Por�m, o susto dado pelo m�dico acabou trazendo benef�cios para Andresa. "Ele acabou comigo, mas hoje eu agrade�o porque me deu n�o s� um toque, um tapa mesmo", avalia. Na �poca, com 19 anos, a carioca fez exames e descobriu que estava com ov�rios polic�sticos e colesterol alto. "Fui encaminhada para uma nutricionista para fazer uma reeduca��o alimentar e mudar todo meu estilo de vida", conta.

Acostumada a comer "s� bobeira", como ela mesma define, a jovem teve que aprender a gostar de novos alimentos, muito mais saud�veis. "Eu trabalhava com com�rcio e, por causa do hor�rio puxado, ficava sem comer o dia todo e chegava em casa morrendo de fome. Ent�o, comia pizza ou hamb�rguer, o que me fez engordar muito em 9 meses", diz.

A primeira dica da nutricionista foi fracionar a alimenta��o a cada 3 horas, h�bito que Andresa n�o tinha. "Era dif�cil fazer isso, mas hoje eu fa�o sem perceber porque virou rotina j�. Ent�o hoje ando com uma barrinha de cereal ou uma fruta para comer nos intervalos das refei��es", conta. Para ajudar na reeduca��o, ela se demitiu do trabalho e conseguiu emprego em uma escola, para cuidar de crian�as. "Comecei a trabalhar das 12h �s 18h, ent�o de manh� eu caminhava 40 minutos e conseguia seguir a dieta ao longo do dia", lembra.

Dentro do planejamento proposto pela nutricionista, estavam frutas, integrais, salada e nada de refrigerante. "Antes, eu tomava refrigerante que nem �gua e n�o comia fruta nenhuma. Mudei tudo isso, mas nunca passei fome", diz a jovem. Para ajud�-la, o marido tamb�m come�ou a se alimentar melhor e acabou perdendo 12 kg. "Se n�o fosse ele, eu n�o teria conseguido", avalia a esposa.
No meio de 2012, quando chegou aos 84 kg, Andresa ficou gr�vida de g�meos, mas a gesta��o acabou em um grande trauma. "Em dezembro, quando estava com 5 meses, tive que fazer parto normal e perdi os dois filhos por problemas na placenta", lembra. Decidida a n�o entrar em depress�o, ela resolveu pensar positivo e se esfor�ar ainda mais para perder peso para ter uma pr�xima gravidez sem complica��es. "Fiquei 7 horas em trabalho de parto e achei que fosse morrer. Se n�o fosse esse meu novo estilo de vida, eu podia ter ficado deprimida, mas consegui superar", conta.

Depois da gravidez, Andresa chegou aos 94 kg, mas continuando com seus h�bitos saud�veis, logo conseguiu perder 30 kg e chegar a seu peso atual, 64 kg. "Comecei a fazer muscula��o para manter o peso. E hoje j� me permito comer uma coisa ou outra, mas sempre em pouca quantidade", diz a carioca. Depois de todo esse tempo, ela conta que aprendeu seu limite e a comer bem menos. "Se vou a uma festa, como um peda�o pequeno de bolo. Antes eu comia 2 ou 3 peda�os", lembra.

Com seu novo peso, a jovem acredita que tiveram muitas mudan�as em seu dia a dia.

"Trabalho com crian�as e n�o tinha o pique delas. Hoje eu brinco, fa�o rodinha e at� cruzo as pernas, coisa que eu n�o conseguia", lembra. Com s� 21 anos, ela diz que aprendeu a dar valor � vida depois de emagrecer. "Eu sou muito nova e estava ficando doente. Tinha muita coisa para aproveitar, mas ficava em casa o tempo todo. A vida est� a� para ser vivida e eu n�o estava vivendo", avalia.

Atualmente mais animada, viajando mais e aproveitando cada momento ao lado do marido, ela diz que n�o deixa de ter um sorriso no rosto. "Sou uma pessoa alegre e estou muito feliz com a minha vida", analisa. Andresa est� em um momento t�o bom que j� planeja a pr�xima gravidez. "Meu m�dico j� me liberou para engravidar de novo. Ele disse que cada gravidez � diferente e, se Deus quiser, vai dar certo", acredita.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir