Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-08-2013

Onda de ataques durante feriado deixa mais de 60 mortos no Iraque
Explos�es de carros-bombas na capital Bagd� e nas redondezas ocorreram dentro do intervalo de uma hora.
Onda de ataques durante feriado deixa mais de 60 mortos no Iraque
Foto: portuguese.ruvr.ru

Uma onda de explos�es de carros-bombas, a maioria deles em frente a caf�s e mercados na capital do Iraque, Bagd�, deixou 69 mortos neste s�bado, durante a celebra��o do fim do m�s sagrado mu�ulmano do Ramad�, disseram autoridades.

O ataque deste s�bado foi o mais mortal desde 20 de julho, quando ataques contra duas pris�es pr�ximas a Bagd� deixaram 71 mortos.

Epis�dios de viol�ncia v�m atingindo o Iraque desde abril, quando o governo fez uma violenta invas�o em um acampamento sunita. Os ataques levantam temores de que o pa�s possa entrar em uma nova rodada de viol�ncia sect�ria sangrenta, semelhante com a que atingiu o pa�s entre 2006 e 2007.

Segundo a pol�cia, o ataque mais mortal deste s�bado ocorreu em uma �rea residencial na cidade de Tuz Khormato, onde a explos�o de um carro-bomba deixou oito mortos e dezenas de feridos. A cidade fica localizada a 200 km da capital iraquiana.

A pol�cia informou tamb�m que um carro-bomba explodiu perto de um mercado nos sub�rbios de Jisr Diyala pouco antes do p�r do sol, deixando sete mortos e 20 feridos. Tamb�m em Bagd�, autoridades disseram que um carro-bomba explodiu dentro de um estacionamento no bairro de Nova Bagd�, predominantemente xiita, matando tr�s.

Outro carro-bomba explodiu em uma rua lotada no bairro xiita de Amil, deixando tr�s mortos e 14 feridos. Na cidade sagrada xiita de Karbala, a pol�cia afirmou que quatro foram mortos em um ataque de carro-bomba perto de um caf� durante a noite. Karbala fica a 80 km ao sul de Bagd�.

Segundo a pol�cia, quatro foram mortos e 15 feridos quando um carro-bomba explodiu perto de um caf� no bairro xiita de Abu Dashir. Outro carro-bomba atingiu um restaurante na regi�o xiita de Khazimiyah, deixando cinco mortos e 14 feridos.

Outras explos�es foram registradas em Baiyaa, Shaab, Husseiniyah e Dora.

A pol�cia afirmou que todos os ataques ocorreram no intervalo de uma hora. For�as de seguran�a e xiitas foram os principais alvos dos insurgentes.

Com AP

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir