Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-08-2013

Manifestantes pró-Morsi protestam no Egito com iminente ação policial
Polícia deve agir contra apoiadores acampados no Cairo nesta segunda. Ativistas utilizam sacos de areia e pilhas de pedras para se proteger.
Manifestantes pró-Morsi protestam no Egito com iminente ação policial
Foto: www.jn.pt

Partidários do presidente egípcio deposto Mohamed Morsi realizam nesta segunda-feira (12) um dia de manifestações em diferentes partes do país em meio a relatos de uma iminente intervenção das forças de segurança para desmantelar os acampamentos dos manifestantes no Cairo.

A ideia é frustrar qualquer tentativa de repressão policial nos acampamentos, mantidos no Cairo há semanas.
Morsi foi destituído no dia 3 de julho pelo Exército e está detido em um lugar secreto.
Na capital egípcia, os militantes convocaram uma passeata que terá início na Mesquita Fath, no distrito de Ramsés, no centro, após a oração muçulmana do meio-dia, conforme informou o site da Irmandade Muçulmana – partido ao qual pertencia Morsi.

No domingo (11), autoridades egípcias informaram que a polícia começaria a agir contra os apoiadores do presidente deposto reunidos em acampamentos no Cairo, numa medida que pode agravar a crise política no país.

Os acampamentos são os principais pontos de foco de confronto entre o Exército, que derrubou Morsi, e os que o apoiam e querem que seja reconduzido ao cargo.

"Tropas de segurança do Estado vão ser destacadas para a área dos acampamentos no amanhecer para dar início aos procedimentos que podem finalmente levar à dispersão", disse uma alta fonte de segurança à agência Reuters no domingo, acrescentando que o primeiro passo será cercar os acampamentos.

Outra fonte da área de segurança afirmou que a decisão de tomar uma ação, logo depois das celebrações do mês sagrado do Ramadã, foi tomada após uma reunião entre o ministro do Interior e assessores.

"O primeiro passo em direção ao fim das vigílias será dado ao amanhecer, quando os manifestantes estarão cercados", disse uma autoridade do governo.

Apoiadores de Morsi, principalmente membros da Irmandade Muçulmana, transformaram os acampamentos em algo parecido com fortalezas. Sacos de areia e pilhas de pedras grandes foram espalhados por todos os lados.
Uma fonte de segurança disse que a ação contra os manifestantes havia sido adiada porque mais pessoas haviam chegado aos acampamentos de protesto após a notícia de que a repressão era iminente.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir