Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-08-2013

Israel aponta palestinos a serem libertados antes de negociação de paz
26 detidos devem ser libertados entre terça e quarta-feira. Acordo gerou protestos entre os israelenses.
Israel aponta palestinos a serem libertados antes de negociação de paz
Foto: AFP

Israel identificou nesta segunda-feira (12) 26 presos palestinos a serem soltos nesta semana, em cumprimento a um acordo que abriu caminho para a retomada do processo de paz, que no entanto já está ameaçado por novos planos de ampliação dos assentamentos israelenses na Cisjordânia.

Alguns israelenses reagiram com irritação ao anúncio de que alguns palestinos condenados a longas penas serão soltos na terça ou quarta-feira.
"Que vergonha para o governo e que vergonha para o primeiro-ministro e seus apoiadores", disse pelo Facebook Zvia Dahan, filho de um agricultor assassinado em 1994. Um dos três autores do crime será solto.

Os 26 presos fazem parte de um total de 104 que Israel decidiu libertar, como parte do acordo preliminar mediado pelo secretário norte-americano de Estado, John Kerry.

Para tornar o acordo mais palatável para grupos aliados de ultradireita, o governo israelense anunciou no domingo a intenção de construir 1.187 novas moradias para colonos judeus na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.

A maior parte da comunidade mundial considera ilegal a construção de assentamentos israelenses nos territórios ocupados, e a ampliação dessas construções já havia motivado a paralisação do processo de paz em uma ocasião anterior, há três anos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir