Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-08-2013

‘Sofri bullying por ser filho de Elba Ramalho e Maurício Mattar", diz Luã
Por causa da fama dos pais, o jovem optou por estudar música nos EUA, onde era um desconhecido: ‘Quis caminhar e vencer sozinho’.
‘Sofri bullying por ser filho de Elba Ramalho e Maurício Mattar
Foto: ego.globo.com

Trazer o sobrenome de famosos não foi fácil para Luã Mattar, filho da cantora Elba Ramalho e do ator e cantor Maurício Mattar. O jovem, hoje com 26 anos, resolveu estudar Música na Universidade de Berklee, em Boston, nos EUA, justamente para se afastar da fama dos pais.

A opção pela universidade americana foi a maneira que ele encontrou para mostrar sua capacidade e provar seu talento longe da influência familiar. "Eu vivia à sombra deles. As pessoas sempre me comparavam com meus pais e estudar fora do Brasil, sendo uma pessoa desconhecida, me permitiu caminhar sozinho. Pude conquistar o que conquistei com o meu talento sem negar a minha origem e o meu sangue", conta Luã.

O jovem revela que na escola, ainda no Brasil, sofria o que hoje se define como bullying. "Diziam que eu só conseguia boas notas porque era filho dos meus pais e algumas outras coisas que, por ser muito criança e ingênuo na época, eu não entendia direito, mas que hoje aparecem como flashback e que atualmente eu definiria como bullying".

Luã conta também que várias vezes ouviu seus colegas da escola falarem mal de seus pais, mas que isso jamais afetou a relação familiar. "Falavam coisas que me machucavam, mas sempre tive uma relação de sinceridade e amizade com meus pais. Sempre fomos franco uns com os outros. Temos visões diferentes de mundo, mas sempre discutimos tudo".

A relação de respeito com os pais sempre norteou a vida de Luã. Segundo ele, quando viu na imprensa notícias sobre a recente briga na Justiça de sua meia-irmã Petra com o pai por pensão alimentícia, ficou decepcionado.

"Achei triste. Isso é uma coisa que não precisava vir à tona. Era pessoal e é uma privacidade entre os dois. Na época minha mãe teve vontade de se meter, mas pedi para ela ficar fora disso. Aprendi na minha educação que devemos honrar pai e mãe e respeitá-los mesmo que haja desavenças", declara.

Aluno exemplar

Nos três anos e meio que passou se especializando em tudo relacionado a música – composição, arranjo, produção -, as médias de notas de Luã nas provas oscilavam entre as pontuações A e B - de 90 a 100 e de 80 a 90 pontos, respectivamente. Isso o fez despontar no "Dean’s List", uma espécie de ranking dos melhores alunos de Berklee.

Para a conclusão do curso em dezembro do ano passado, seu trabalho final foi compor uma peça de até quatro minutos e reger uma orquestra de 24 músicos - na qual comandava instrumentos como harpa, percussão, sopros, metais e cordas. "Hoje estou apto a fazer qualquer trabalho ligado a música. E se no início meus pais tinham desconfiança das minhas sugestões, hoje me ouvem com atenção", comemora Luã, que acaba de fazer a produção musical da banda Ganeshas, formada por amigos. "Já temos algumas músicas gravadas e estamos à procura de uma gravadora para o segundo CD do grupo".

Ouça aqui o clipe da música "Da panela", da banda Ganeshas, produzida por Luã Mattar
Convencida pelo filho, Elba está reformando o estúdio que tem em sua casa do Joá, no Rio de Janeiro, e que até então era usado apenas para seus ensaios. O local, que terá equipamentos modernos para gravação, deve ser inaugurado até o final do ano e também será um lugar para Luã ensaiar suas próprias músicas e gravar trabalhos de futuros clientes.

"Componho desde os 16 anos. Tenho ao todo umas oito músicas com letras e penso em me lançar como cantor".

A experiência de viver nos Estados Unidos, segundo ela, foi essencial para seu amadureceimento. E desde que retornou ao Brasil, no final do ano passado, Luã optou por morar sozinho. Em seu apartamento no Leblon, na Zona Sul do Rio, ele prepara sua própria comida. E no cardápio nada de pratos práticos, pré-cozidos ou calóricos. Depois de se submeter a uma dieta ayurvédica sugerida pela namorada, a modelo Iana Imbu, Luã perdeu os 15kg que havia ganho na temporada americana. "Sei cozinhar arroz, feijão, saladas, sopas, legumes no vapor e alguns sanduíches.Também devolvi o carro para a minha mãe e optei por fazer tudo de bicicleta. Isso ajudou a emagrecer", comemora.

Fonte: ego.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir