Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-08-2013

Dono de "revenda fantasma" preserva carros e vai ao trabalho todos os dias
Revenda de carros em Estrela segue conservada como se estivesse ativa. Local virou esp�cie de museu particular, ainda com carros 0 km.
Dono de
Foto: g1.globo.com

Em Estrela, no Vale do Taquari, a 115 km de Porto Alegre, fica uma concession�ria que encerrou suas atividades h� cerca de 10 anos. Aos olhos menos atentos, por�m, o local parece estar em funcionamento. Pintura recente, plantas bem cuidadas, monitoramento por c�meras e quatro carros 0 km. S�o tr�s Fuscas e um Santana nunca usados, raridades em meio a ve�culos rodados. � como se fosse uma viagem ao passado.

Ao chegar perto da vitrine da Comercial Ga�cha, um detalhe chama a aten��o: os carros expostos n�o s�o mais fabricados. Conhecida como "concession�ria fantasma", a loja pertence a Otmar Walter Essig, 79 anos. Discreto, n�o gosta de aparecer nem de dar entrevistas, mas abriu as portas de seu escrit�rio para contar a hist�ria que muitos duvidam na cidade. � l� que seu Otmar ainda cumpre expediente di�rio, mesmo que n�o venda
um carro h� anos (veja mais na reportagem do Teledomingo).

Em frente � porta da revenda, est� estacionado um Santana GLS 2000, ano 1996, que � um dos ve�culos que ele dirige ultimamente. No escrit�rio, dezenas de arquivos e documentos sobre pe�as, materiais e funcion�rios ainda est�o alinhados em prateleiras. Uma cole��o de chaveiros deixa um tom mais informal.

"Essa cole��o era da Susi. Trouxe para c� para ficar mais perto de mim", conta ao G1 seu Otmar, referindo-se � mulher, que morreu h� seis anos. Em uma caixa dos Correios em cima de um balc�o, guarda fotos antigas da mulher e tamb�m de antigos carros da fam�lia, como o Karmann-Ghia. Religioso , montou uma pequena capela em um cantinho da sala e deixa a B�blia sobre a mesa de trabalho, onde tamb�m descansa uma cuia de chimarr�o.

"Chego aqui todo dia �s 6h15, 6h30, e tomo o meu chimarr�o. �s vezes, alguns amigos madrugadores v�m aqui tamb�m", explica. Otmar conta que a concession�ria existe desde 1969. Na �poca, era um dos s�cios, at� assumir completamente a opera��o em 1974. Segundo ele, era uma revenda conceituada na regi�o.

O problema come�ou no in�cio dos anos 2000, quando a Volkwagen elevou a meta de vendas.

Ele comercializava 25 carros por m�s e teria de passar para 60, n�mero "quase imposs�vel", segundo ele. Foi quanto decidiu parar. Demitiu e indenizou todos os 33 funcion�rios e fez o desligamento com a montadora em 2004. Alguns dizem que foi no final da d�cada de 90. O que � certo � que desde l�, nada mudou de lugar.

Orgulhoso com o que acabou se transformando em seu museu particular, Otmar mostra os carros que s�o de uso pessoal: um Fusca branco 86 totalmente original, uma Kombi pickup de 1994 e o esportivo SP2, ano 1975, que � o seu xod�. Os tr�s autom�veis est�o em uma antiga garagem onde eram realizadas as revis�es e os reparos. As ferramentas seguem organizadas na parede. A m�quina do cart�o-ponto parece � espera dos funcion�rios. Em um mezanino, � poss�vel ver carca�as de carros antigos que, aos poucos, s�o consumidas pela ferrugem.

A concession�ria ainda preserva carros 0 km que n�o s�o mais fabricados. No sal�o de exposi��es, um Fusca azul met�lico, ano 86, motor 1.6, exibe a placa "�ltima s�rie". O ve�culo nunca deixou o local, mas segue com a pintura brilhando. O modelo, que traz novos freios a disco para a �poca na dianteira e barra estabilizadora traseira redesenhada para uma melhor performance aerodin�mica, mant�m o cheirinho de novo, mesmo passados 27 anos.

Ao lado dele, est� um Santana Quantum, ano 96, que preserva at� os pl�sticos vindos de f�brica nos bancos e no piso.

Em uma sala fechada, longe de qualquer curioso, est�o guardadas outras duas rel�quias 0 km: dois fuscas cor prata, ano 96. S�o duas unidades da chamada "S�rie Ouro", �ltimo lote de 1,5 mil ve�culos fabricados no Brasil. Neste modelo, a f�brica superequipou a vers�o, com estofamentos diferenciados, desemba�ador traseiro, far�is de milha, painel com fundo branco, vidros verdes.

A prova de que as raridades nunca rodaram em um asfalto � a camada grossa de poeira que esconde a maior parte dos detalhes de luxo. Para completar, o descendente de alem�es ainda preserva mais de 200 mil pe�as, a maioria de ve�culos das d�cadas de 80 e 90.

No lado de fora, o clima � mesmo de concession�ria abandonada. H� o espa�o onde eram realizadas as lavagens e um p�tio gigante sem qualquer vest�gio de sujeira onde eram feitas chapea��o e pintura. O terreno possui quase 5 mil metros quadrados.

Bem em frente est� a oficina mec�nica do Enio Schwingel, instalado no local h� 23 anos. No passado, a Comercial Ga�cha era a sua principal fornecedora. Atualmente, precisa ir at� outros munic�pios atr�s de pe�as de reposi��o. O homem diz que ningu�m entende por que o
dono da revenda mant�m h� tanto tempo a rotina se a loja n�o funciona mais.

"Chego aqui �s 7h e ele sempre j� est� na revenda com seu chimarr�ozinho. A gente se pergunta por que um homem com uma idade j� avan�ada mant�m este patrim�nio. Na verdade, a gente acha que � um hobby", especula Enio.

Quando questionado sobre o motivo de continuar repetindo a rotina h� mais de 30 anos, Otmar Essig apenas diz que � o seu prazer, seu passatempo. "Tenho dinheiro suficiente para viver", conta. E assim, por volta das 16h, ele encerra o expediente particular e volta pra casa.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir