Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-08-2013

Novo trecho do Corredor Norte-Sul e Indianópolis ganham faixa de ônibus
No Corredor Norte-Sul, 13km de faixas foram implantadas nesta segunda. Na Av. Indianópolis, faixa exclusiva tem 2,4 km de extensão.
Novo trecho do Corredor Norte-Sul e Indianópolis ganham faixa de ônibus
Foto: g1.globo.com

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inaugurou nesta segunda-feira (12) a terceira etapa da faixa exclusiva para ônibus no Corredor Norte-Sul e uma nova faixa na Avenida Indianópolis, na Zona Sul de São Paulo.

No Corredor Norte-Sul, as faixas foram implantadas em trecho da Rua Joaquim Nabuco e das avenidas Washington Luís, Interlagos, do Jangadeiro e Senador Teotônio Vilela, em um total de 13 km de pista. A exclusividade para o transporte coletivo na nova faixa vale de segunda a sexta-feira, em ambos os sentidos, das 6h às 22h. O projeto faz parte da
Operação Dá Licença para o Ônibus, que tem como objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade, diminuir o tempo de viagem dos usuários e melhorar os padrões de conforto e segurança do transporte público.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar pela faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, que gera perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Para a implantação da nova faixa, a CET vai desativar as conversões à esquerda da Avenida Interlagos, no sentido bairro, para as avenidas João Peixoto Viegas e Yervant Kissajikian.

Como alternativa, os veículos deverão seguir em frente na avenida e utilizar a faixa de conversão à esquerda, em frente ao Shopping Interlagos, retornando ao caminho desejado.

Sentido Sul (bairro)

- Avenida Washington Luís, entre o Viaduto Dep. Luis Eduardo de Magalhães e a Praça

Ministro Pedro Chaves;

- Avenida Interlagos, entre a Praça Ministro Pedro Chaves e a Praça Enzo Ferrari;

- Avenida do Jangadeiro, entre a Praça Moscou e a Avenida Senador Teotônio Vilela.

Sentido Norte (Centro)

- Avenida Interlagos, entre a Praça Enzo Ferrari e a Praça Ministro Pedro Chaves;

- Avenida Washington Luís, trecho entre a Praça Ministro Pedro Chaves e o Viaduto Dep.

Luis Eduardo de Magalhães.

Avenida Indianópolis

Na Avenida Indianópolis, a faixa exclusiva para ônibus funcionará em ambos os sentidos, numa extensão de 2,4 km entre as avenidas Jabaquara e Rubem Berta.

A exclusividade para o transporte coletivo na nova faixa vai valer de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h em direção ao Centro e das 17h às 20h no sentido bairro. A faixa será implantada à direita da avenida, mantendo as faixas restantes para o tráfego geral de veículos.

Sete linhas de ônibus circulam pela Avenida Indianópolis no sentido bairo, transportando cerca de 66 mil passageiros por dia útil. No sentido Centro, são cinco linhas de ônibus, que transportam em média 48 mil passageiros por dia.

A CET vai alterar a sinalização no trecho da nova faixa exclusiva, com a proibição de estacionamento durante o horário de funcionamento da faixa. Ou seja, das 6h às 9h, no sentido Centro, e das 17h às 20h no sentido bairro.

Com a proibição de estacionamento, quatro pontos de táxi serão remanejados para vias transversais no horário de funcionamento da nova faixa. Nos demais horários, os pontos de táxi funcionarão nos pontos originais, localizados na Avenida Indianópolis.

Impacto no trânsito

Motoristas sentiram uma piora na lentidão no corredor após a implantação de novos trechos de faixas no Corredor Norte-Sul desde o dia 5. A via foi por dois dias consecutivos a que registrou maior lentidão pela manhã em São Paulo.

Por outro lado, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou aumento da velocidade dos ônibus de 58,8% no pico da manhã, em comparação com a velocidade média registrada antes da implantação da faixa.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse na quarta-feira (7) que as correções estão sendo feitas para reduzir o impacto para os motoristas. "Você identifica um problema, faz uma correção, faz uma intervenção. 70% das pessoas tomam ônibus para ir ao trabalho. Para os 30%, nós queremos que seja o menor impacto possível", acrescentou.

A CET fez alterações em vias do corredor no sábado (10) para melhorar o tráfego. Trechos da Avenida Ceci e da Alameda dos Guaiases foram afetados. Um novo semáforo foi implantado no cruzamento da Avenida Indianópolis com a Alameda dos Guaiases para proporcionar mais segurança no trecho.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir