Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-08-2013

Ao lado de Kerry, Patriota fala em risco de "sombra" na relação bilateral
Para Patriota, é preciso acabar com "práticas atentatórias à soberania". Kerry afirmou que EUA estão comprometidos com o Brasil de forma "direta".
Ao lado de Kerry, Patriota fala em risco de
Foto: g1.globo.com

O ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou nesta terça-feira (13), após reunião com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, que os Estados Unidos precisam dar respostas sobre as denúncias de espionagem no Brasil para evitar que se forme uma "sombra na relação bilateral".

"Ao mesmo tempo enfrentamos hoje um novo tipo de desafio em nossa relação bilateral, um desafio relacionado à notícia de interceptações de comunicações eletrônicas e telefônicas de brasileiros. E caso as implicações desses desafios não sejam resolvidas de modo satisfatório, corre-se o risco de se projetar uma sombra de desconfiança sobre o nosso trabalho", disse.

Segundo o ministro, "os esclarecimentos não são um fim em si mesmo" e pediu que as ações dos EUA sejam conduzidas com "transparência".

"Foram estabelecidos canais técnicos de comunicação.Os canais políticos estão abertos.

Esclarecimentos estão sendo solicitados, mas os esclarecimentos não são um fim em si mesmo. Os esclarecimentos não significam aceitar o status quo", afirmou.

Para o ministro, é necessário interromper ações que violem a soberania de outros países.

"Precisamos descontinuar práticas atentatórias à soberania, à relação de confiança entre os estados, e violatória das liberdades individuais que nossos países tanto prezam", afirmou.

No início de julho, reportagem do jornal "O Globo" assinada pelo jornalista norte-americano Glenn Greenwald, revelou que, na última década, pessoas residentes ou em trânsito no Brasil, assim como empresas instaladas no país, se tornaram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (National Security Agency - NSA, na sigla em inglês).

O jornalista recebeu mais de cinco mil documentos do ex-analista de inteligência Edward Snowden com informações da atuação de órgãos de inteligência e segurança dos Estados Unidos em diversos países. Snowden ecebeu asilo temporário na Rússia. Os Estados Unidos querem julgá-lo pelo vazamento de detalhes dos vastos programas de vigilância americanos, mas Moscou se recusou a entregar o ex-analista.

De acordo com reportagem de Greenwald, até 2002 funcionou em Brasília uma estação de espionagem onde agentes da NSA trabalharam em conjunto com a Agência Central de Inteligência (CIA) norte-americana.

John Kerry foi perguntado por jornalistas se os Estados Unidos manteriam a prática das espionagens. Na resposta, ele disse que os EUA vão manter diálogo com o governo brasileiro até terem "certeza" de que o Brasil concorda com o que os Estados Unidos fazem para dar "segurança para norte-americanos, brasileiros e demais pessoas do mundo".

"Estamos comprometidos com o governo brasileiro de forma muito direta. [...] Estamos aqui agora e vamos continuar a ter esse diálogo. E continuaremos a ter esse diálogo até termos certeza de que o governo brasileiro entende perfeitamente e concorda plenamente com o que achamos que precisamos fazer para dar segurança não só para norte-americanos, mas também para brasileiros e as demais pessoas do mundo", afirmou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir