Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-08-2013

Em visita ao Brasil, John Kerry defende espionagem comandada pelos EUA
O secret�rio de Estado justificou a pr�tica da espionagem pelos atentados de 11 de setembro de 2001.
Em visita ao Brasil, John Kerry defende espionagem comandada pelos EUA
Foto: www.portugues.rfi.fr

O secret�rio de Estado norte-americano, John Kerry, defendeu ontem, ao iniciar viagem ao Brasil, a espionagem autorizada pelo pelo Governo dele em diversos pa�ses. Mas, defendeu um di�logo com as autoridades brasileiras para que entendam a iniciativa dos Estados Unidos. Kerry cumpriu agenda em Bras�lia. Foi recebido seguidamente pelo ministro das Rela��es Exteriores, Antonio Patriota, e a presidente Dilma Rousseff.

Questionado sobre o fim da espionagem, Kerry respondeu: "Deixe-me ser transparente com voc�s: eu n�o posso discutir quest�es operacionais, mas posso dizer que o Congresso (dos EUA) aprovou uma lei depois do 11 de setembro (de 2001), quando fomos atacados pela Al-Qaeda, e come�amos um processo de tentar entender (os atentados) antes de nos atacarem", declarou em uma entrevistas coletiva � imprensa.

O secret�rio defendeu um di�logo maior com autoridades brasileiras para esclarecimentos sobre o assunto. Argumentou que a espionagem garante a seguran�a n�o apenas de cidad�os norte-americanos como de todo o mundo.

"N�s vamos continuar a ter esse di�logo e vamos continuar tendo esse di�logo para ter certeza que o seu Governo entenda perfeitamente e esteja de acordo com o que precisamos fazer", disse na coletiva. Cat�lico e senador pelo Estado de Massachusetts, Kerry foi candidato do Partido Democrata a presidente dos EUA, derrotado pelo ent�o presidente George W. Bush em 2004.

CPI investiga

O Brasil busca ter mais informa��es sobre quem e o que foi espionado pelos EUA no Pa�s. No Senado, uma Comiss�o Parlamentar de Inqu�rito (CPI) foi criada h� cerca de um m�s para apurar den�ncias de intercepta��o de dados pelo Governo norte-americano. A inten��o � apurar o monitoramento de telefonemas, redes sociais, emails e programas de busca, como o Google, pr�tica realizada pelos norte-americanos h� pelo menos 11 anos.

As revela��es de espionagem no Brasil foram publicadas no jornal O Globo com base em informa��es do ex-t�cnico da Ag�ncia Central de Intelig�ncia (CIA), Edward Snowden. Uma reuni�o entre t�cnicos da intelig�ncia de Brasil e dos EUA deve ocorrer em Washington para tratar do assunto.

Ministros foram ao Congresso discutir o tema. Na ocasi�o, o titular da Defesa, Celso Amorim, e do Gabinete de Seguran�a Institucional, general Jos� Elito, disseram que a not�cia das intercepta��es por parte dos EUA n�o surpreendeu o Governo. A forma e escala do que foi feito � que s�o encaradas como novidades. No m�s passado, Patriota afirmou que os esclarecimentos dados at� ent�o em Washington sobre espionagem no Brasil foram considerados "insuficientes". (das ag�ncias de not�cias)
ENTENDA A NOT�CIA

A visita de John Kerry ocorre em um momento delicado das rela��es entre o Brasil e os Estados Unidos, pois h� pouco mais de um m�s surgiram as den�ncias de que ag�ncias norte-americanas monitoravam cidad�os em v�rios pa�ses, inclusive no Brasil.

Saiba mais

Em dois meses, a presidente Dilma Rousseff ser� recebida nos Estados Unidos com honras de chefe de Estado. A visita est� marcada para 23 de outubro. O �ltimo brasileiro recebido da mesma forma foi o ent�o presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1995. A honraria � concedida pelos norte-americanos a raras autoridades, pois envolve uma s�rie de situa��es relacionadas ao cerimonial.

De acordo com diplomatas brasileiros, a organiza��o da visita est� adiantada � a �ltima reuni�o ocorreu em julho. Dilma dever� ser recebida na Casa Branca com um tapete vermelho e homenageada com um jantar de gala. Tamb�m ter� momentos de retribui��o �s homenagens que receber�, como ao depositar flores no obelisco � monumento em mem�ria aos her�is de guerra.

Os preparativos da visita s�o organizados nos m�nimos detalhes, entre eles as prefer�ncias da presidente para o card�pio e o gosto musical.

Um grupo de manifestantes protestou em frente ao Pal�cio Itamaraty, contra a visita do secret�rio John Kerry. O protesto ocorreu quando o secret�rio deixava o local. Alguns ativistas chamaram Kerry de espi�o, em alus�o �s den�ncias de monitoramento de ag�ncias norte-americanas a cidad�os brasileiros, e o mandaram voltar para os Estados Unidos. O protesto foi pac�fico e policiais militares assistiram ao ato sem reagir.

O ministro Antonio Patriota, acompanhou Kerry at� o carro e n�o comentou sobre o protesto. Durante a reuni�o com o chanceler, o secret�rio de Estado perguntou sobre as manifesta��es ocorridas no pa�s e quis entender o que motivou os protestos.

Fonte: www.opovo.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir