Categoria Economia  Noticia Atualizada em 14-08-2013

Depois de 30 meses em queda, economia portuguesa volta a crescer
A economia portuguesa cresceu 1,1% entre abril e junho. Ap�s 30 meses de queda, esta � a primeira vez que o Produto Interno Bruto (PIB) do pa�s cresce, segundo o Instituto Nacional de Estat�sticas (INE), equivalente ao IBGE no Brasil.
Depois de 30 meses em queda, economia portuguesa volta a crescer
Foto: www.portugues.rfi.fr

Conforme o INE, o desempenho do PIB foi puxado pela "acelera��o expressiva das exporta��es de bens e servi�os", da "redu��o menos acentuada do investimento" na constru��o civil e do "efeito de calend�rio" relativo ao per�odo da P�scoa (este ano celebrada em mar�o).

De acordo com o Eurostat, gabinete de estat�sticas da Comiss�o Europeia, o crescimento do PIB portugu�s foi o maior entre as 28 economias da Uni�o Europeia. A m�dia de crescimento da UE foi apenas 0,3% � agravada pelas taxas negativas de economias importantes como a Su�cia e a Holanda.

Em menos de uma semana, essa � a segunda boa not�cia sobre a economia portuguesa. No �ltimo dia 8, o INE assinalou queda da taxa do desemprego.

Os dados, por�m, n�o assinalam que o pa�s tenha sa�do da recess�o que enfrenta desde 2011. Segundo o INE, a economia encolheu 2% na compara��o com o mesmo per�odo em 2012; e a taxa divulgada hoje (14) n�o sobrep�e ao resultado negativo verificado entre janeiro e mar�o deste ano (- 4,1%).

Al�m disso, Portugal ainda enfrenta o terceiro pior �ndice de pessoas sem atividade na Europa (atr�s apenas da Gr�cia e da Espanha); tem forte ind�cios de aumento da pobreza na popula��o e precisa implementar medidas de austeridade para conter o d�ficit p�blico, de acordo com exig�ncias de credores internacionais.

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir