Categoria Economia  Noticia Atualizada em 14-08-2013

Vendas no comércio brasileiro crescem 0,5% em junho, mostra IBGE
Móveis e eletrodomésticos tiveram a maior alta nas vendas, de 1,8%. Quanto à receita nominal, foi verificada alta de 0,9%.
Vendas no comércio brasileiro crescem 0,5% em junho, mostra IBGE
Foto: g1.globo.com

O volume de vendas do comércio varejista do país cresceu 0,5% em junho, na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (14). Quanto à receita nominal, foi verificada alta de 0,9% em relação a maio.

Em maio, as vendas ficaram estagnadas, conforme mostrou o IBGE.

Na comparação com junho de 2012, as vendas avançaram 1,7% e a receita nominal, 9,9%. Já no primeiro semestre, o volume de vendas subiu 3% e a receita nominal, 11,3%. Em 12 meses, as vendas cresceram 5,5% e a receita, 11,9%.

Na comparação mensal, das dez atividades pesquisadas pelo IBGE, o volume de vendas cresceu em seis, com destaque para móveis e eletrodomésticos (1,8%); livros, jornais, revistas e papelaria (1%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1%); veículos e motos, partes e peças (0,9%); combustíveis e lubrificantes (0,9%) e material de construção (0,6%).

Tiveram resultado negativo as vendas de artigos de uso pessoal e doméstico (-0,1%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,4%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,5%) e tecidos, vestuário e calçados com -1,4%.

Já na comparação contra junho de 2012, cinco atividades apresentaram resultados positivos, com os resultados mais significativos partindo de combustíveis e lubrificante (8,2%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,8%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,6%). Também tiveram resultados positivos móveis e eletrodomésticos (2,9%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (6,8%).

"Analisando os resultados do varejo, por ordem de importância das atividades na taxa global, tem-se que o segmento de combustíveis e lubrificantes, com variação de 8,2% no volume de vendas em relação a junho de 2012, foi responsável pela maior contribuição da taxa do varejo (48%). Em termos de desempenho acumulado no semestre, a taxa de variação chegou aos 6,2%, e nos últimos 12 meses a 7,5%", disse o IBGE, em nota.

Na contramão, mostraram resultados negativos livros, jornais, revistas e papelaria (-3%); tecidos, vestuário e calçados com (-3,2%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo com (-0,8%).

Por região
Entre as 27 Unidades da Federação, 21 registraram aumento na comparação entre junho de 2013 e junho de 2012, com destaques partindo do Mato Grosso do Sul (8,8%); do Mato Grosso (7,5%); da Paraíba (7,5%); de Rondônia (6,9%) e de Roraima (6,2%). Quanto à participação na composição da taxa do comércio, estão São Paulo (2,1%), Paraná (5,0%), Rio de Janeiro (2,1%), Mato Grosso (7,5 %) e Mato Grosso do Sul com 8,8%.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir