Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 14-08-2013

"Como envelheci", brinca Lima Duarte em homenagem por 30 anos de filme
"Como eu envelheci, n�o?", brincou com escancarado senso de humor Lima Duarte, 84 anos, ao receber a homenagem pelos 30 anos do longa Sargento Get�lio, consagrado em 1983 no Festival de Gramado.

Foto: zerohora.clicrbs.com.br

A honraria foi concedida ao ator e ao diretor do filme, Hermano Penna, na noite desta ter�a-feira (13), na 41� edi��o do evento, realizado na serra ga�cha.

"Foi um momento muito bom ter feito este filme. Investi tanto trabalho nele, foi muito bonito", disse Duarte, sorridente, com o trof�u em m�os, entregue pelo prefeito de Gramado, Nestor Tissot. "N�o sei se foi minha interpreta��o totalmente perfeita, mas ela foi visceralmente apaixonada. Amei cada fotograma desse filme", concluiu.

Minutos antes, no VT de apresenta��o da homenagem, ele classificou seu trabalho no longa como provavelmente o melhor de sua carreira do ponto de vista de atua��o.

Baseado no romance hom�nimo de Jo�o Ubaldo Ribeiro, publicado originalmente em 1971, o filme conta a hist�ria de um sargento do sert�o sergipano que recebe a miss�o de prender um importante advers�rio antes de se aposentar. A obra se passa no per�odo conhecido como Estado Novo, entre 1937 e 1945, quando o Brasil era governado por Get�lio Vargas.

Apesar de ter sido conclu�do em 1978, no auge da carreira de Duarte, Sargento Get�lio levou cinco anos para ser finalmente lan�ado. Segundo o diretor da produ��o, de baix�ssimo or�amento e rodada originalmente em 16 mm, o motivo para a demora foi um veto da Embrafilme (finada empresa estatal de produ��o e distribui��o cinematogr�fica), segundo a qual o longa "n�o merecia sequer a impress�o de cartazes em branco e preto".

"Foi aqui (em Gramado) que este filme come�ou h� exatamente 30 anos. Foi aqui que comecei minha carreira cinematogr�fica. Lembro que, quando ganhei o Kikito (trof�u do festival), me joguei deste palco. Faria isso hoje de novo, n�o fossem os ossos, a idade, porque a felicidade � a mesma", discursou Penna.

Sargento Get�lio fez um grande sucesso na �poca de seu lan�amento e at� hoje � considerado refer�ncia no cinema nacional. Em Gramado, conquistou cinco pr�mios Kikito em 1983, entre eles Melhor Ator (Lima Duarte), Melhor Filme e Pr�mio da Cr�tica.

Fonte: cinema.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir