Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-08-2013

Israelenses e palestinos se reúnem para retomar negociações de paz
Como demonstração de boa vontade, Israel libertou os 26 prisioneiros palestinos, quase todos acusados de matar israelenses há mais de 20 anos.
Israelenses e palestinos se reúnem para retomar negociações de paz
Foto: diariodigital.sapo.pt

No mesmo dia em que o Egito promoveu um massacre, do outro lado da fronteira a esperança é de paz.
Israelenses e palestinos retomam nesta quarta-feira (14) o diálogo. Em Gaza e na Cisjordânia, foi um dia festivo nesta quarta-feira (14). Israel libertou 26 presos palestinos, horas antes do início das negociações de paz.

Os tiros, dessa vez, são só comemoração. Foi noite de festa, muitos discursos, beijos e abraços.

Na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, os 26 prisioneiros palestinos libertados por Israel foram recebidos como heróis.

Quase todos são acusados de matar israelenses há mais de 20 anos, e foram libertados por Israel como uma demonstração de boa vontade em um momento de retomada das negociações de paz.

Do palácio presidencial em Ramallah, onde recebeu 11 ex-prisioneiros, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas prometeu pressionar Israel para libertar mais palestinos.

O plano, aprovado pelo serviço de segurança interna israelense, o Shin Bet, prevê que ao todo 104 libertações nos próximos meses.

A medida, no entanto, foi recebida com muita tristeza por israelenses, principalmente por aqueles com algum envolvimento direto com as pessoas mortas por esses prisioneiros. Com uma bandeira manchada de vermelho, simbolizando o sangue israelense, manifestantes reclamaram da libertação de quem eles vêem apenas como assassinos e terroristas.

Mas ao mesmo tempo em que agradou os palestinos, o governo de Israel mostrou que ainda não está disposto a parar com os assentamentos nas terras dos vizinhos. O Ministério do Interior anunciou a construção de mais de três mil apartamentos em áreas que os palestinos pretendem retomar num eventual acordo de paz.

Em um pedaço de terra reivindicado pelos palestinos, que hoje controlam o que fica do outro lado daquele muro, a previsão é de 890 apartamentos novos para abrigar famílias israelenses. As obras ainda não começaram, se as conversas forem adiante talvez nem comecem, mas são as primeiras pedras no caminho dessa nova tentativa de acordo.

A reunião entre israelenses e palestinos, com intermediação dos americanos, acontece nesta quarta-feira (14) à tarde em um histórico hotel, em Jerusalém.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir