Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-08-2013

Anvisa confirma pelos de rato em ketchup da Heinz
Caso foi denunciado h� seis meses pela Proteste. Lote foi retirado do mercado pela Vigil�ncia Sanit�ria em S�o Paulo.
Anvisa confirma pelos de rato em ketchup da Heinz
Foto: diariosp.com.br

S�o Paulo - A Ag�ncia Nacional de Vigil�ncia Sanit�ria (Anvisa) confirmou a den�ncia da presen�a de pelos de rato no produto Tomato Ketchup, da marca Heinz. O caso foi denunciado h� seis meses pela Associa��o de Consumidores Proteste. Ap�s testes, um lote do produto foi retirado do mercado pela Vigil�ncia Sanit�ria em S�o Paulo.

Um outro lote do produto 2K04, com vencimento em janeiro de 2014, adquirido no Carrefour Tabo�o, de S�o Bernardo do Campo, tamb�m estava contaminado.

Em fevereiro, a Anvisa considerou que as an�lises foram feitas por laborat�rio n�o oficial. Novos testes foram feitos pelo Instituto Adolfo Lutz, de Santo Andr�.

A irregularidade foi detectada pela Proteste no lote 2C30 do produto por exame microsc�pico em amostras compradas em supermercado de S�o Bernardo do Campo, regi�o metropolitana de S�o Paulo, no final de 2012.

O produto foi considerado pela Proteste como impr�prio para consumo. Agora a entidade est� pedindo inspe��o na ind�stria Quero Alimentos, importadora e distribuidora do produto Heinz no Brasil.

Nota da empresa

Quando a den�ncia surgiu, a Heinz Brasil informou que n�o teve a oportunidade de avaliar o produto ou de validar a precis�o do teste do produto. "Com base em nossos rigorosos programas de qualidade e seguran�a temos raz�es para questionar o teste e n�o temos nenhuma evid�ncia de problemas de seguran�a com o produto", informou a empresa.

Diante da confirma��o da den�ncia pela Anvisa, a empresa divulgou nova nota informando que todos os produtos trazidos para o Pa�s s�o produzidos de acordo com as normas sanit�rias de seus pa�ses de origem, bem como normas internacionais. A empresa acrescentou que os lotes em quest�o n�o est�o em circula��o e que est� analisando os aspectos levantados pelo caso.

O produto que apresentou problemas de contamina��o � de origem mexicana, fabricado pela Delimex. Por isso a Proteste informou os resultados das an�lises � Associa��o de Consumidores do M�xico.

Em 2005, a entidade havia avaliado 16 marcas de ketchup e identificado cinco produtos impr�prios para consumo. Mas somente ap�s cinco anos obteve na Justi�a autoriza��o para divulgar o resultado dos testes. Quando saiu a autoriza��o, em 2010, os lotes dos produtos cujas an�lises indicaram presen�a de pelos de roedores, peda�os de penas de ave e �caros nas embalagens n�o estavam mais no mercado.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir