Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-08-2013

Brasileiro detido em Londres por lei anti-terrorista chega ao Rio
Ele � companheiro de jornalista que revelou espionagem dos EUA. David Miranda foi parado por 9 horas no aeroporto ao voltar de Berlim.
Brasileiro detido em Londres por lei anti-terrorista chega ao Rio
Foto: AFP

O brasileiro David Miranda, de 28 anos, chegou ao pa�s nesta segunda-feira (19), ap�s ficar detido por quase nove horas no domingo (18) por oficiais da Scotland Yard no aeroporto de Heathrow, em Londres, quando tentava voltar ao Rio de Janeiro, onde mora, como mostrou o Bom Dia Brasil Ele � companheiro de Glenn Greenwald, jornalista norte-americano que revelou a estrat�gia de espionagem cibern�tica do governo dos Estados Unidos, feito pela Ag�ncia de Seguran�a Nacional (NSA, na sigla em ingl�s).

Segundo o jornal brit�nico "The Guardian", David Miranda retornava de uma viagem a Berlim quando foi parado por oficiais �s 8h30 (hor�rio de Londres) e informado de que iria passar por um interrogat�rio.

O Itamaraty se manifestou sobre o ocorrido e classificou o ato como "injustific�vel", avisando que o "governo brasileiro espera que incidentes como o registrado hoje com o cidad�o brasileiro n�o se repitam".

"O Governo brasileiro manifesta grave preocupa��o com o epis�dio ocorrido no dia de hoje em Londres, onde cidad�o brasileiro foi retido e mantido incomunic�vel no aeroporto de Heathrow por per�odo de 9 horas, em a��o baseada na legisla��o brit�nica de combate ao terrorismo. Trata-se de medida injustific�vel por envolver indiv�duo contra quem n�o pesam quaisquer acusa��es que possam legitimar o uso de referida legisla��o. O Governo brasileiro espera que incidentes como o registrado hoje com o cidad�o brasileiro n�o se repitam", afirmou em nota o Itamaraty.

Os oficiais agiam de acordo com lei do Ato Terrorista, de 2000, que permite a intercepta��o de indiv�duos, pesquisa e aplica��o de interrogat�rio em aeroportos, portos e �reas de fronteira.

Liberado somente �s 17h, de Londres, o brasileiro ficou detido por nove horas, o m�ximo permitido pela lei. Segundo o "Guardian", 97% das pessoas que passam por esse escrut�nio n�o ficam detidas por mais de uma hora. Apenas um entre 2 mil indiv�duos foram mantidos sob cust�dia por mais de seis horas.

Sem acusa��o, Miranda foi liberado, apesar de ter confiscados seus equipamentos eletr�nicos, como celular, laptop, c�mera, cart�o de mem�ria, DVDs e aparelhos de v�deo-games.

Segundo o "Guardian", a Scotland Yard se recusou a comentar quais motivos levaram seus oficiais a parar Miranda.

"Isso � um profundo ataque � liberdade de imprensa e ao processo de apura��o das not�cias", declarou Greenwald ao "Guardian". Desde de 5 de junho o jornalista revela como funcionam os esquemas de ciberespionagem da NSA, com base nas informa��es vazadas pelo ex-agente da CIA, Edward Snowden .
"Deter meu companheiro por nove horas enquanto negava um advogado a ele e depois tomar grandes quantidades de seus pertences � claramente uma tentativa de mandar uma mensagem de intimida��o �queles que como n�s temos reportado sobre a NSA e a GCHQ", disse.

"As a��es do Reino Unido configuram uma s�ria amea�a aos jornalistas", concluiu.
Em audi�ncia p�blica no Senado Federal no come�o do m�s, o jornalista afirmou que o modelo usado para acessar liga��es e e-mails pessoais come�ou no Afeganist�o e no Iraque, pa�ses que foram alvo de invas�o de tropas dos EUA em 2001 e 2003, respectivamente.

No in�cio de julho, reportagem do jornal "O Globo" assinada por Greenwald revelou que, na �ltima d�cada, pessoas residentes ou em tr�nsito no Brasil, assim como empresas instaladas no pa�s, se tornaram alvos de espionagem da NSA.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir