Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-08-2013

Filme luso-brasileiro de temática homossexual é o grande vencedor do Festival de Gramado
O filme Tatuagem, do diretor pernambucano Hilton Lacerda, foi o grande vencedor do 41º Festival de Gramado em cerimônia de premiação realizada na noite deste sábado.
Filme luso-brasileiro de temática homossexual é o grande vencedor do Festival de Gramado
Foto: jornalpequeno.com.br

O longa levou três Kikitos, um deles de melhor filme, e retrata, durante a ditadura militar, o romance entre um soldado e um artista de teatro burlesco, vivido por Irandhir Santos, eleito o melhor ator do festival.

O ator Walmor Chagas, morto no início de 2013, foi laureado com o Kikito de melhor ator coadjuvante por seu último trabalho no cinema, o colecionador de arte do filme A Coleção Invisível. A produção também foi premiada pela atuação de Clarisse Abujamra, escolhida a melhor atriz coadjuvante.

A atriz Leandra Leal, no ar como Zélia na novela Saramandaia, levou o prêmio de melhor atriz pelo trabalho como uma jovem mãe viúva em Éden, de Bruno Safadi, que também a dirige em O Uivo da Gaita, produção experimental que inclui cenas de sexo entre as personagens de Leandra e Mariana Ximenes.
Outras categorias – Na categoria curta-metragem, Acalanto, do diretor Arturo Sabóia, teve destaque e recebeu cinco Kikitos (melhor filme, melhor direção, melhor atriz para Léa Garcia, melhor trilha musical e melhor direção de arte).

Entre os longa-metragens estrangeiros que competiram no festival, o colombiano Cazando Luciérnagas, do diretor Roberto Flores Prieto, venceu em quatro das sete categorias (melhor diretor, melhor atriz para Valentina Abril, melhor roteiro e melhor fotografia); o prêmio de melhor filme estrangeiro foi concedido ao documentário Repare Bem, da portuguesa Maria Ribeiro.

Fonte: jornalpequeno.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir