Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-08-2013

Boate Kiss: MP apresenta conclusões sobre responsabilidade dos bombeiros em incêndio
Entrevista coletiva ocorrerá na tarde desta segunda-feira na sede das Promotorias de Justiça.
Boate Kiss: MP apresenta conclusões sobre responsabilidade dos bombeiros em incêndio
Foto: www.radioriovermelho.com.br

O Ministério Público de Santa Maria (RS) realizará coletiva de imprensa nesta segunda-feira (19) para apresentar as conclusões do IPM (Inquérito Policial Militar) instaurado para apurar as responsabilidades de integrantes do Corpo de Bombeiros na tragédia da Boate Kiss.

A entrevista ocorre às 16h30 e será na sede das Promotorias de Justiça de Santa Maria. Participarão da entrevista o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles e os promotores de Justiça Cesar Augusto Pivetta Carlan e Joel de Oliveira Dutra.

A fase de instrução do processo criminal contra quatro réus está em andamento. São eles: o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos; o produtor da banda Luciano Bonilha Leão; e os sócios da boate, Elissandro Spohr, o Kiko, e Mauro Hoffmann. As vítimas que sobreviveram foram arroladas como testemunhas do processo.

Os quatro réus foram indiciados pelo Ministério Público e pela assistência de acusação, representada pelos advogados da Associação de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia. Até agora 42 pessoas prestaram depoimentos na condição de vítimas.

Além da divulgação das conclusões do IPM, está prevista para esta segunda a realização de mais uma audiência em que serão ouvidos um dos sobreviventes e possivelmente o gerente da boate. Ainda em agosto, outra sobrevivente da tragédia deve prestar esclarecimentos em Caxias do Sul.

Incêndio

O incêndio dentro da boate Kiss no centro de Santa Maria, cidade a 290 km da capital, Porto Alegre, aconteceu na madrugada de 27 de janeiro. O número de mortos chegou a 242.

O fogo começou porque, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, um dos integrantes acendeu um artefato pirotécnico — uma espécie de fogo de artifício chamado "sputnik" — que, ao ser lançado, atingiu a espuma do isolamento acústico, no teto da boate. As chamas se espalharam em poucos minutos.

A casa noturna estava cheia na hora que o fogo começou. Cerca de mil pessoas estariam no local. O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. Os donos não tinham qualquer autorização do Corpo de Bombeiros para organizar um show pirotécnico na casa noturna. O alvará da boate estava vencido desde agosto de 2012, afirmou o Corpo de Bombeiros.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir