Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-08-2013

Fundação Casa afasta 4 após denúncia de tortura
Presidente da entidade, Berenice Gianella determinou o afastamento do diretor da unidade, Wagner Pereira da Silva, e mais três funcionários por agressões.
Fundação Casa afasta 4 após denúncia de tortura
Foto: www.tnonline.com.br

A Fundação Casa (ex-Febem) afastou o diretor da unidade João do Pulo, no Complexo da Vila Maria, na Zona Norte de São Paulo, e mais três funcionários acusados de torturar seis adolescentes internados. A suposta sessão de espancamento aconteceu após uma tentativa de fuga e foi filmada. As imagens foram exibidas neste domingo pelo Fantástico, da TV Globo.

A Corregedoria-Geral da Fundação abriu uma sindicância para apurar o caso. A Polícia Civil também deverá investigar a possível tortura. O Ministério Público Estadual esteve na unidade na última sexta-feira e conversou com os adolescentes agredidos, que teriam confirmado a ocorrência de espancamentos

A Fundação Casa informou que o afastamento dos funcionários foi decidido pela presidente da entidade, Berenice Giannella, após assistir às imagens. Ela também classificou as agressões como "tortura". A pena prevista em lei, caso seja configurado o crime, é de dois a oito anos de reclusão.

A fundação não divulgou a identidade dos funcionários afastados. Segundo a reportagem da TV Globo, eles são o diretor da unidade, Wagner Pereira da Silva, os coordenadores de segurança Maurício Mesquita Hilário e José Juvêncio e o coordenador de equipe Edson Francisco da Silva.

A fundação informou na noite desse domingo que os adolescentes espancados já foram transferidos para outras unidades. A identidade deles é mantida em sigilo.

Nas imagens exibidas, os funcionários dão socos, tapas, pontapés e cotoveladas nos adolescentes, que estão apenas de cuecas, acuados em uma sala da unidade. As imagens seriam do dia 3 de maio.

O Complexo da Vila Maria abriga 521 adolescentes em oito unidades. A João do Pulo tem capacidade para 40 internos, mas abrigava ontem 64 adolescentes, a maioria apreendida sob acusações de roubo e tráfico de drogas.

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir