Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-08-2013

Tribo no Peru deixa isolamento para pedir comida
Tentativa de contato causou impasse, j� que sistema imunol�gico de �ndios � vulner�vel a doen�as de pessoas de fora da tribo.
Tribo no Peru deixa isolamento para pedir comida
Foto: g1.globo.com

Uma das mais isoladas tribos ind�genas do planeta fez contato com pessoas de um povoado local para pedir comida, provocando um impasse na regi�o da Amaz�nia peruana pr�xima � Bol�via. De acordo com autoridades locais, dezenas de �ndios da tribo Maschco-Piro tentaram atravessar o rio Las Piedras, na regi�o de Tambopata, para pedir comida, cordas e machetes.

Um v�deo obtido pela ag�ncia de not�cias Associated Press mostra alguns ind�genas dentro do rio. No entanto, eles foram desencorajados a chegar na outra margem por guardas que monitoram a regi�o.

Isso porque se entrassem em contato com pessoas de fora da tribo eles poderiam ser contaminados, j� que o sistema imunol�gico deles n�o � forte o suficiente para lidar com os tipos de germes que o restante da popula��o carrega.
Os Maschco-Piro sempre viveram em isolamento. Essa � segunda vez que eles entram em contato com pessoas de fora da tribo desde 2011, quando eles apareceram ap�s mais de 20 anos de isolamento.

Madeireiros e traficantes
N�o se sabe exatamente por que eles tomaram essa atitude. Mas ambientalistas afirmam que eles podem estar irritados com amea�as � �rea demarcada onde vivem, provocadas especialmente por madeireiros e por traficantes que t�m rotas na regi�o.

O impasse foi desfeito quando os moradores enviaram uma canoa com bananas em dire��o aos �ndios.

A antrop�loga Beatriz Huertas disse � Associated Press que a tribo est� cada vez menos isolada e j� foi vista algumas vezes migrando pela floresta em per�odos de seca.

Mas ela disse ser estranho v�-los t�o perto de outros moradores do outro lado do rio.
"Pode ser que eles estivessem irritados por problemas como outras pessoas tirando vantagem dos recursos de seus territ�rios. Pode ser esse o motivo que estavam demandando objetos e comida da popula��o".

"Mas a tribo n�o pode entrar em contato com a outra tribo porque qualquer doen�a pode mat�-los".

Acredita-se que haja entre 12 e 15 mil ind�genas de tribos "n�o contabilizadas" vivendo nas florestas da regi�o peruana.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir