Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-08-2013

Mugabe toma posse para 7º mandato como presidente do Zimbábue
Depois de 33 anos no poder, Mugabe, de 89 anos, voltará a dirigir o país africano durante os próximos cinco anos.
Mugabe toma posse para 7º mandato como presidente do Zimbábue
Foto: AFP

O presidente eleito do Zimbábue, Robert Mugabe, tomou posse do cargo nesta quinta-feira (22) em cerimônia com cerca de 60 mil pessoas no Estádio Nacional de Harare, na capital do país africano. Depois de 33 anos no poder, Mugabe, de 89 anos, dá início a seu sétimo mandato à frente do Zimbábue. Mugabe, o presidente mais velho de toda a África, governará o país pelos próximos cinco anos.

"Eu, Robert Gabriel Mugabe, juro fidelidade e lealdade ao Zimbábue e observar as leis do Zimbábue, que Deus me ajude", afirmou o presidente durante juramento de posse."Juro obedecer, manter e defender a Constituição e todas as outras leis do Zimbábue, juro que promoverei tudo o que signifique um avanço e me oporei a qualquer prejuízo ao Zimbábue."

A cerimônia de posse acontece um mês após as polêmicas eleições de 31 de julho, que foram vencidas por ampla maioria por Mugabe, gerando questionamentos por parte da oposição. Opositores de Mugabe chegaram a acusar o governo de fraudar as eleições e intimidar os eleitores. Os Estados Unidos também questionaram o resultado das eleições. Já outros países africanos demonstraram apoio à vitória de Mugabe. Na ocasião das denúncias, o presidente do Zimbábue chegou a chamar seus opositores de "patetas patrocinados pelo Ocidente."

Estiveram presentes na cerimônia de posse líderes de outras nações africanas, como África do Sul, Moçambique, República Democrática do Congo, Namíbia e Suazilândia.

Fonte: epoca.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir