Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2013

Ator de "Prison Break" se assume gay e rejeita convite de festival russo
Famoso por estrelar a s�rie "Prison Break" entre 2005 e 2009, o ator Wentworth Miller , 41, se assumiu homossexual no final da tarde da �ltima quinta-feira (21)
Ator de
Foto: www.tribunadabahia.com.br

, ao enviar uma carta ao Festival Internacional de S�o Petesburgo, se recusando a participar do evento de cinema na cidade russa.

"Como homem gay, eu devo recusar", escreveu Miller, num claro protesto contra o tratamento preconceituoso que as autoridades da R�ssia tem reservado aos homossexuais.

"N�o posso em s� consci�ncia participar de um evento comemorativo organizada por um pa�s onde as pessoas como eu t�m sistematicamente seus direitos b�sicos de viver e amar abertamente negados", prosseguiu ele.

Na carta, o ator ainda demonstrou sua preocupa��o com a pol�tica do governo do presidente russo Vladimir Putin para a comunidade LGBT. "Estou profundamente preocupado com a atitude e tratamento dado a homens e mulheres homossexuais por parte do governo russo", declarou.

A atitude de Miller foi parabenizada Wilson Cruz , presidente da Liga L�sbica e Gay Contra a Difama��o (GLAAD na sigla em ingl�s). "Wentworth foi ousado e enviou uma mensagem poderosa para os russos LGBTs, que est�o enfrentando extrema viol�ncia e persegui��o. � uma afirma��o de que eles n�o est�o sozinhos", defendeu Cruz.

Para o porta-voz , mais pessoas de todo o mundo devem continuar a se manifestar, e que celebridades e empresas devem seguir a atitude corajosa do ator e condenar abertamente a lei antigay da R�ssia.

Al�m de "Prison Break", onde viveu o personagem Michael Scofield, Wentworth fez participa��es em v�rias s�ries de TV, como "House" e "Law & Order: SVU". No cinema, sua �ltima atua��o aconteceu no filme Resident Evil: Afterlife (2010).

Outro trabalho conhecido dele foi como par rom�ntico da cantora Mariah Carey no clip "We Belong Together".

Leia a integra da carta de Wentworth Miller � dire��o do Festival de S�o Petesburgo:
Dear Ms. Averbakh:

Obrigado pelo seu convite gentil. Como algu�m que teria o prazer de visitar a R�ssia no passado e que tamb�m pode reivindicar um grau de ascend�ncia russa, eu ficaria feliz em aceitar e em dizer "sim".

No entanto, como um homem gay, eu devo recusar.

Estou profundamente preocupado com a atitude e com tratamento dado aos homens e mulheres homossexuais por parte do governo russo A situa��o n�o � de forma nenhuma aceit�vel. N�o posso em s� consci�ncia participar de um evento comemorativo organizada por um pa�s onde as pessoas como eu t�m sistematicamente seus direitos b�sicos de viver e amar sendo abertamente negados.

Talvez, quando as circunst�ncias melhorarem, eu poderia ficar livre para fazer uma escolha diferente.
At� l�, ent�o.

Wentworth Miller

Fonte: www.tribunadabahia.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir