Categoria Economia  Noticia Atualizada em 22-08-2013

Canadense Dorel compra 70% da Caloi
Segundo comunicado da Dorel � imprensa, a compra da participa��o majorit�ria foi fechada com base em um "m�ltiplo de um d�gito alto sobre o Ebtida".
Canadense Dorel compra 70% da Caloi
Foto: economia.terra.com.br

S�o Paulo - A canadense Dorel Industries anunciou nesta quinta-feira acordo para comprar 70 por cento da tradicional empresa brasileira de bicicletas Caloi, numa transa��o que ir� transformar a f�brica da companhia no pa�s em um de seus centros de produ��o no mundo.

Segundo comunicado da Dorel � imprensa, a compra da participa��o majorit�ria foi fechada com base em um "m�ltiplo de um d�gito alto sobre o lucro antes de juros, impostos, deprecia��o e amortiza��o (Ebitda)". A empresa n�o divulgou valores precisos ou a forma como o pagamento pela participa��o ser� feito.

Fundada em 1898, a Caloi teve vendas de 273,5 milh�es de reais em 2012, crescimento de 22 por cento sobre o ano anterior. A empresa estima ter participa��o de mais de 40 por cento no mercado brasileiro de bicicletas.

A Caloi emprega 900 funcion�rios e tem em Manaus a maior f�brica de bicicletas do mundo fora do sudeste da �sia, com a produ��o de mais de 700 mil unidades por ano, segundo a Dorel.

Com a venda do controle, a unidade passar� a produzir bicicletas de outras marcas da companhia canadense, como Cannondale, Schwinn, Mongoose e GT, acrescentou a Dorel. As bicicletas ser�o destinadas ao mercado dom�stico e � exporta��o.

Representantes da Caloi n�o puderam ser contatados de imediato para comentar o assunto.

"Esta nova parceria com a Caloi posiciona a Dorel como uma das maiores companhias de bicicletas do mundo, bem como l�der nas Am�ricas", disse o presidente-executivo da companhia canadense, Martin Schwartz, em comunicado.

"Apesar dos atuais desafios econ�micos no pa�s, acreditamos que o mercado consumidor � bom e est� caminhando na dire��o certa. Vemos esta transa��o como uma s�lida oportunidade", completou Schwartz.

O presidente da Caloi, Eduardo Musa, vai liderar a divis�o de bicicletas da companhia no pa�s, informou a Dorel.

No mesmo comunicado, Musa afirmou que o neg�cio ir� beneficiar o mercado nacional. "A expans�o das marcas da Dorel no nosso mercado ir� ajudar a atender a crescente demanda dos consumidores brasileiros por alta qualidade, combinada com inova��o e estilo", disse.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir