Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2013

ONU pede à Síria que permita "sem atraso" investigação sobre massacre
Oposição acusa regime sírio de ataque químico que matou 1.300. Governo de Assad afirma que a acusação foi "fabricada" por rebeldes.
ONU pede à Síria que permita
Foto: g1.globo.com

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu ao governo da Síria nesta quinta-feira (22) que permita a investigação por inspetores da ONU das últimas denúncias sobre ataques químicos e garanta acesso ao local no subúrbio de Damasco, disse a entidade.

"O secretário-geral acredita que incidentes relatados ontem (quarta-feira) precisam ser investigados sem atraso", disse a assessoria de Ban em comunicado.

"Um pedido formal está sendo enviado pelas Nações Unidas ao governo da Síria nesse sentido. Ele (Ban) espera receber uma resposta positiva sem atraso."

O governo de Bashar al-Assad foi acusado pela oposição na quarta-feira de ter usado gás venesoso e matado centenas de homens, mulheres e crianças nos arredores de Damasco, sob controle de rebeldes.

Adversários do presidente sírio disseram que o número de mortos é estimado entre 500 e bem mais de 1.300, e que mais corpos estavam sendo encontrados após o aparecimento de uma misteriosa fumaça letal na madrugada de quarta-feira.

Autoridades sírias, no entanto, descreveram as alegações contra suas forças de "ilógicas e fabricadas" pelos rebeldes que combatem o regime.

Uma equipe de investigadores da ONU chegou esta semana a Síria.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir