Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-08-2013

Salário de médicos cubanos no Brasil pago direto a governo de Cuba gera polêmica no Congresso
Entidades dizem que médicos vão receber, no máximo, 40% do total que será pago pelo governo brasileiro por profissional.
Salário de médicos cubanos no Brasil pago direto a governo de Cuba gera polêmica no Congresso
Foto: www.ultimoinstante.com.br

O salário dos médicos cubanos que vão trabalhar no Brasil está provocando a maior polêmica. O Congresso questionou o pagamento feito direto ao governo de Cuba. Há suspeita de irregularidade.

O procurador José de Lima Pereira, que coordena o combate a fraudes nas relações do trabalho, disse que a forma de contratação contraria a legislação trabalhista. O Ministério Público do trabalho vai aguardar o início do programa Mais Médicos para fazer a investigação. O ministro da Saúde diz que o governo de Cuba usa esse modelo em mais de 50 países.

Onde os cubanos vão atuar, 20% da população vive na extrema pobreza. Quase metade em áreas rurais. A maioria das cidades fica no Piauí, Bahia e Maranhão. É para onde devem ser mandados os primeiros médicos vindos de Cuba. Os detalhes foram divulgados pelo Ministério da Saúde. Mas, no Congresso, ainda há muitas dúvidas sobre o contrato.

"Nós queremos transparência nessas informações para evitar o risco de uma precarização indesejada do serviço a ser prestado por esses profissionais cubanos", declara a senadora Ana Amélia.

Entidades médicas voltaram a criticar a importação dos profissionais cubanos. Dizem que os médicos vão receber menos da metade do que será pago pelo governo brasileiro por profissional. Segundo o Ministério da Saúde, em contratos com outros países, os médicos ficam com, no máximo, 40% do total. O advogado-geral da União diz que não há ilegalidade
"O processo de pagamento vai ser feito via governo cubano, me parece, aos médicos diretamente de acordo com as regras que eles já têm que eles mesmos praticam em Cuba e já praticaram em outros países em que esse serviço também foi propiciado", diz Luiz Inácio Adams, advogado-geral da União.

E o governo mal implantou o Mais Médicos, e já fala em um outro programa. Agora, na área da educação: o Mais Professores. A ideia é resolver o problema da falta de professores de matemática, física, química e inglês no ensino médio. Principalmente nas regiões no Norte e Nordeste do país. Professores aposentados seriam chamados para voltar ao trabalho temporariamente, e receberiam uma bolsa.

Segundo o MEC, os aposentados substituiriam os colegas que fossem fazer os cursos de capacitação custeados pelo governo.

"Que esses professores possam, em um esforço, por um período de tempo determinado, voltar a lecionar, contribuindo para a formação de seus colegas em regiões do Brasil que ainda não tiveram oportunidade de se formar", declara Romeu Caputo, secretário de Educação Básica.

Além dos aposentados, professores que não trabalham na rede pública também vão poder participar do programa. O último levantamento do MEC, de 2007, mostrava um déficit de 120 mil professores em todo o país.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir