Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-08-2013

Governo mantém estação de espionagem no Oriente Médio, diz jornal
O jornal britânico "The Independent" informou hoje que o Reino Unido mantém uma estação secreta de monitoramento no Oriente Médio para interceptar telefonemas, e-mails e acessos à internet na região.
Governo mantém estação de espionagem no Oriente Médio, diz jornal
Foto: www.abola.pt

Segundo a publicação, a informação está em documentos fornecidos pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, delator do esquema de espionagem conduzido pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês). O diário diz que os americanos também tiveram acesso às informações dessa estação britânica.

A estação é parte de um projeto global de espionagem mantido por Londres, no valor de US$ 1,56 bilhão (R$ 3,74 bilhões), que inspeciona os cabos de fibra ótica que passam pelo Oriente Médio. O jornal disse que não revelaria o local exato da estação de monitoramento, instalada em algum momento entre 2007 e 2010.

De acordo com a reportagem, os dados lá obtidos são entregues ao GCHQ (agência britânica de espionagem), e também são partilhados com a Agência de Segurança Nacional dos EUA. A chancelaria britânica e o GCHQ não se pronunciaram de imediato.

Aparentemente, o governo britânico considera esse centro de espionagem um elemento fundamental na luta contra o terrorismo, já que, segundo o jornal britânico, ele representa um sistema vital de "advertência" em caso de potenciais atentados pelo mundo.

Segundo o "The Independent", o temor que essa base pudesse ser revelada foi um dos motivos pelos quais supostamente o governo de David Cameron pediu ao jornal "The Guardian" que destruísse o material com informações confidenciais que tinham recebido de Snowden.

Espionagem
As revelações de delator causaram constrangimento aos EUA e ao Reino Unido, por exporem a dimensão das suas atividades de vigilância. Os dois governos dizem que seus espiões operam dentro da lei, e que os vazamentos feitos por Snowden prejudicaram sua segurança nacional.

Ontem, a polícia britânica disse que uma análise dos arquivos digitais apreendidos em Londres no fim de semana com o namorado brasileiro de um jornalista que também publicou reportagens com base nos vazamentos de Snowden mostram informações "altamente sensíveis".

David Miranda, companheiro do jornalista Glenn Greenwald, que divulgou as primeiras revelações de Snowden no jornal "The Guardian", havia ido a Berlim buscar novos documentos sigilosos. Em conexão em Londres a caminho do Rio, onde mora o casal, Miranda ficou detido por nove horas.

Londres afirma que, se colocados em mãos erradas, as informações poderiam colocar várias vidas em risco. A Justiça local determinou que as informações não sejam usadas em investigações criminais e repassadas para outros órgãos e agências locais e internacionais.

Fonte: tnonline.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir