Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-08-2013

Prefeitura fará teste com wi-fi gratuito em praça de Cidade Tiradentes
Serviço será oferecido na Praça do 65, no extremo da Zona Leste de SP. Projeto Praças Digitais quer um espaço com internet grátis por distrito.
Prefeitura fará teste com wi-fi gratuito em praça de Cidade Tiradentes
Foto: g1.globo.com

A Prefeitura de São Paulo vai levar o serviço de wi-fi gratuito para a periferia da cidade na próxima semana, segundo o secretário de Serviços, Simão Pedro. Ele afirma que a Praça do 65, em Cidade Tiradentes, no extremo leste da cidade, vai receber os testes do Projeto Praças Digitais.

O primeiro teste do programa está sendo realizado no Centro. A ideia da administração municipal é oferecer internet gratuita em 120 praças da cidade, uma por distrito, a um custo total estimado em R$ 15 milhões por ano.

"Senti que lá (Cidade Tiradentes) o entusiasmo foi maior. As pessoas se sentiram valorizadas", avaliou o secretário em entrevista ao G1. Ele comparou a instalação do serviço em Cidade Tiradentes à oferta de wi-fi gratuito na Praça Dom José Gaspar, na região central. A praça foi a primeira a receber os testes do sistema desde 1º de agosto.

"Fui até lá esses dias e tinha umas seis, sete pessoas usando a internet", disse o secretário, que estima que a participação será maior em no extremo leste da cidade. No Centro, desde o começo do mês, foram 6.971 acessos providos, o que dá uma média de 316 acessos por dia.

O secretário Simão Pedro afirma que o acesso à internet é "um direito fundamental do ser humano segundo a ONU [Organização das Nações Unidas]. Ajuda a se comunicar, acessar informações. Pode levar ao desenvolvimento, novos negócios, faz a economia se desenvolver." A data em que o serviço começará a funcionar em Cidade Tiradentes não foi definido pela secretaria.

Segundo Simão Pedro, a maioria dos usuários hoje se conecta usando o celular. A Prefeitura, no entanto, cogita que, no futuro, o programa poderá ter empréstimo de tablets e ainda um quiosque com terminais para acesso.

Para a moradora e estudante Franciele Aparecida, de 19 anos, poder usar o celular para conectar-se será a principal vantagem. "Vou aproveitar o celular para usar a internet. Em casa, nem todo mundo tem internet aqui", afirmou a jovem, que reside a algumas quadras da praça. Ela pede, no entanto, que as praças do bairro recebam também melhorias em outros serviços, como iluminação.

A Prefeitura prevê desembolsar R$ 15 milhões por ano para o pagamento dos prestadores de serviço. O contrato terá duração de 36 meses, podendo ser renovado por mais 12 meses. Cada distrito da cidade terá uma praça contemplada.

Entre as 120 praças que deverão receber o serviço estão Praça Roosevelt, Praça da República, o Parque Trianon e o Parque Ibirapuera. Não será necessária a utilização de senha para o acesso. A intenção da Secretaria de Serviços é fechar o contrato até o final do ano para poder começar a instalação dos serviços nas praças.

Balanço

O secretário afirma que o balanço de menos de um mês de experiência na Praça Dom José Gaspar é "positivo" e que a experiência vai orientar a implantação nas outras praças. A empresa Idea Metro, responsável pela implantação técnica do projeto, afirma que em 21 dias foram mais de 838 horas de uso, 108 gigabytes de dados baixados e 12 gigabytes de dados enviados.

Simão Pedro afirma que a secretaria imaginava ser necessário um link com capacidade de 100 megabits por segundo para suportar um horário de pico. A Embratel, no início, diz, disponibilizou 10 megabits, em seguida 34, segundo o secretário. "Vamos exigir um link mais forte para suportar uma movimentação e com qualidade". A velocidade mínima por usuário deverá ser de 512 kbps. A capacidade será de 24.200 usuários simultâneos com a mesma frequência de sinal em cada ponto, segundo a Prefeitura.

Uma das medidas adotadas na fase de testes foi a implantação na semana passada do Sistema de Medição de Tráfego Internet (Simet) que permite medir a frequência de sinal. Além disso, após constatar que a conexão caia após um uso de dez minutos, foi providenciada uma troca de aparelho.

Promessa

A internet gratuita é oferecida hoje pela Prefeitura em cerca de 300 telecentros e agora entra na era do wi-fi em locais públicos. O wi-fi foi um dos compromissos de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT) durante o período eleitoral. No Plano de Metas apresentado por Haddad constavam 42 praças (10 locais no Centro + 1 área por subprefeitura). No edital em discussão, o prefeito definiu uma praça por distrito elevando o número para 120.

De acordo com a previsão da prefeitura, além das praças, o paulistano poderá conectar a internet em outras áreas pública como em terminais de ônibus, ruas, parques, entre outros.

Será possível conseguir o sinal através de diversos dispositivos como tablets, notebooks, smartphones, netbooks e desktops.

Um dos pré-requisitos exigidos pela prefeitura para a contratação das empresas que prestarão o serviço é a qualidade do sinal, que deve garantir a estabilidade da rede. Em áreas críticas, onde há um grande número de usuários, a disponibilidade da rede de ser 99% das tentativas de conexão mensalmente, nas 24 horas por dia dos sete da semana. Já em praças consideradas não-críticas, a disponibilidade do serviço deve atingir 96%.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir