Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-08-2013

Morre ex-prefeito de Dourados, MS, que foi pivô de escândalo político
Ari Artuzi lutava contra um câncer no intestino, descoberto em 2011. Em 2010, ex-prefeito foi preso com vice, vereadores e secretários.
Morre ex-prefeito de Dourados, MS, que foi pivô de escândalo político
Foto: g1.globo.com

O ex-prefeito de Dourados (MS), Ari Artuzi, morreu por volta das 22h30 (de MS) de sexta-feira (23) no Hospital Evangélico do município, onde estava internado. Segundo informações da unidade, ele faleceu por conta de complicações do tratamento contra um câncer no intestino. Após o óbito, o corpo do político foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade antes de ser liberado para o velório e sepultamento.

Artuzi tinha 50 anos e lutava contra a doença desde novembro de 2011. Desde então, abandonou a vida pública para cuidar da saúde.

O ex-prefeito foi pivô de um escândalo político na segunda maior cidade do estado, desvendado pela operação Uragano da Polícia Federal (PF) em setembro de 2010. A ação acabou na prisão dele, então prefeito de Dourados, do vice-prefeito Carlinhos Cantor, nove vereadores e quatro secretários daquela gestão.

As investigações da PF apontaram para um esquema semelhante ao "mensalão", que consistia em pagar propina aos vereadores da situação e oposição para impedir que a Comissão
Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigava o prefeito, apontado como "chefe" do esquema, fosse concluída. Além disso, as licitações seriam direcionadas para empresas que financiavam as propinas mensais, compras de bens pessoais do prefeito e campanhas eleitorais.

Após o escândalo, Artuzi renunciou ao cargo de prefeito em 1º de dezembro de 2010, o que forçou Dourados a ter uma eleição fora de época em fevereiro de 2011, quando Murilo Zauith (DEM) venceu a disputa, sendo reeleito para o cargo em 2012.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir