Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-08-2013

Julgamento de Bo Xilai termina com pedido de pena severa
O julgamento do ex-dirigente chin�s Bo Xilai terminou nesta segunda-feira com o pedido da promotoria de uma pena severa por atos de corrup��o "extremamente graves".
Julgamento de Bo Xilai termina com pedido de pena severa
Foto: www.abola.pt

Ao fim do quinto dia de audi�ncias, com o pa�s em grande expectativa para saber mais sobre a corrup��o dos pol�ticos, o promotor reafirmou as acusa��es de corrup��o, desvio de verbas e abuso de poder por obstruir uma investiga��o sobre subornos pagos � esposa de Bo Xilai.

O tribunal de Jinan (leste do pa�s) anunciar� o veredicto "em uma data a determinar".

Na audi�ncia final, os representantes da promotoria n�o admitiram nenhuma circunst�ncia atenuante v�lida ao ex-membro do poderoso gabinete pol�tico do Comit� Permanente do Partido Comunista.

O julgamento de Bo Xilai teve in�cio na quinta-feira.

"Bo � culpado das acusa��es atribu�das e nenhuma circunst�ncia atenuante permite contemplar para ele uma pena menor", declarou o promotor, segundo uma transcri��o dos debates divulgada pelo tribunal.

No procedimento penal da China, este tipo de pronunciamento permite prever uma pena r�gida.

A brutal queda em desgra�a no ano passado do carism�tico pol�tico, que era cotado como um nome importante para a equipe de governo da segunda pot�ncia mundial, teve o efeito de uma onda expansiva no Partido Comunista e no pa�s.

As autoridades controlaram de maneira inflex�vel o processo, considerado sens�vel. O acusado, que pode ser condenado � morte, deve cumprir uma longa pena de pris�o, segundo especialistas.

Como exemplo da intensa supervis�o das autoridades sobre as informa��es comunicadas fora do tribunal, a transcri��o das palavras do promotor, divulgada em primeiro lugar no microblog do tribunal, foi suprimida ap�s alguns minutos.

Em uma vers�o modificada, disponibilizada depois, foi suprimido um par�grafo que mencionava as afirma��es de Bo envolvendo seus superiores.

O trecho citava a publica��o, em fevereiro de 2012, de um certificado falso que justificava a "baixa para seguir tratamento m�dico" do ex-homem de confian�a de Bo, o chefe de pol�cia Wang Lijun.

Wang, que tamb�m caiu em desgra�a, acabara de tentar pedir ref�gio em um consulado americano, onde revelou um crime e outros atos ilegais cometidos em Chongqing (sudoeste), a metr�pole que era governada por Bo.

A baixa por exaust�o � um argumento que o governo j� utilizou para executar puni��es.

"Bo Xilai insistiu reiteradamente que (o certificado foi publicado) seguindo instru��es de seus superiores hier�rquicos", recordou o promotor no par�grafo suprimido.

Nas sess�es dos dias anteriores, Bo Xilai negou ter recebido subornos pelo equivalente a 3,57 milh�es de d�lares, incluindo uma mans�o na Fran�a.

Mas admitiu "certa responsabilidade" no desvio de cinco milh�es de yuans (800.000 d�lares) de recursos p�blicos, que terminaram na conta de sua esposa, Gu Kailai, mas sem reconhecer sua culpa.

Tamb�m admitiu "erros" a respeito da investiga��o do assassinato de um empres�rio brit�nico, envenenado por sua esposa.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir