Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-08-2013

NSA quebrou o código do sistema da ONU e espiou videoconferências
Revista alemã Der Spiegel cita material de Edward Snowden que aponta a intercepção de centenas de chamadas.
NSA quebrou o código do sistema da ONU e espiou videoconferências
Foto: www.portugues.rfi.fr

A Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos terá conseguido aceder ao circuito interno de vídeo das Nações Unidas, o que lhe permitiu espiar as comunicações por videoconferência e outras trocas de dados originados na sede nova-iorquina da organização.

Segundo documentos secretos da NSA ontem divulgados pela revista alemã Der Spiegel, os especialistas do programa de vigilância eletrônica da agência norte-americana conseguiram descodificar o sistema de encriptação do circuito interno das Nações Unidas no Verão de 2012, e assim "aumentar de forma dramática os dados obtidos" a partir das telecomunicações.

"O tráfego de dados de vídeo dá-nos acesso às teleconferências das Nações Unidas (viva!)", congratulou-se um dos agentes envolvidos no programa, em documentos citados pela Der Spiegel e que faziam parte do espólio do informador Edward Snowden, o analista que foi consultor da NSA e também da CIA e que se assumiu como o responsável pela fuga de informação.

A revista alemã escreve que, depois da descoberta do código que protegia as telecomunicações da ONU, o número de mensagens recolhidas pela NSA disparou de 12 para 458 no espaço de três semanas.

As primeiras notícias sobre o programa de vigilância eletrônica da NSA já davam conta do alargado espectro da espionagem dos serviços norte-americanos, que além da sede das Nações Unidas também tentaram colocar escutas nas representações diplomáticas da União Europeia em Washington e em Nova Iorque — a mudança de instalações nessa cidade foi devidamente "monitorizada" pelos espiões dos Estados Unidos, que detinham os planos onde estava definida toda a infraestrutura informática, a localização dos servidores e dos terminais de computador dos novos gabinetes, refere a Der Spiegel.

"Colectas Especiais"
O programa de escutas em mais de 80 embaixadas e consulados estava identificado dentro da agência como "Serviço de Colectas Especiais": "A vigilância era intensiva e bem organizada e tinha pouco ou mesma nada a ver com a observação de atividades terroristas", diz a revista, acrescentando que as ações de espionagem – que são ilegais – rompem o histórico compromisso dos Estados Unidos de não realizar operações secretas que envolvam a atividade da ONU.

Os documentos na posse da Der Spiegel revelam, no entanto, que não terão sido apenas os serviços secretos dos Estados Unidos a tentar escutar os diplomatas internacionais: um relatório interno de 2011 diz que os agentes da NSA se tinham deparado com tentativas de colocar escutas e descodificar as telecomunicações das Nações Unidas por parte dos serviços secretos da China. Não é claro se os os agentes chineses conseguiram quebrar o código e analisar as informações provenientes da sede da ONU.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir