Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 26-08-2013

Bienal do Rio tem recorde de autores estrangeiros e salão de negócios
Feira que homenageia a Alemanha começa nesta quinta-feira (29). Evento completa 30 anos e coloca em pauta a literatura do futebol.
Bienal do Rio tem recorde de autores estrangeiros e salão de negócios
Foto: vejario.abril.com.br

A 16ª edição da Bienal do Livro, maior evento literário do Rio, chega à cidade nesta quinta-feira (29). A feira, que completa 30 anos em 2013, homenageia a Alemanha, promove um salão de negócios e recebe o maior número de autores internacionais de todas as edições.

A expectativa dos organizadores é de que 600 mil pessoas visitem a feira. Os portões do evento se abrem às 9h de segunda a sexta e às 10h no fim de semana. As atividades vão até as 22h de segunda a quinta e aos domingos, e até as 23h na sexta e no sábado. Os ingressos custam R$ 14 e podem ser comprados pela internet.

Até o dia 8 de setembro, a Bienal abre um espaço dedicado aos jovens, coloca em pauta a literatura de futebol e traz ao país 29 autores estrangeiros. Dentre eles, destacam-se o Prêmio Camões moçambicano, o americano Nicholas Sparks, autor de bestsellers como "Diário de uma paixão", impresso em 45 línguas, e a autora americana considerada rainha da chamada "soft porn" - ou nova literatura erótica - Sylvia Day ("Toda sua").

Na área de não ficção, destacam-se a americana Mary Gabriel, biógrafa de Karl Marx indicada ao Pulitzer, e o britânico Will Gompertz, ex-diretor da Tate Gallery e autor de "Isso É Arte?" (Zahar). Devem receber a atenção juvenil nomes como o americano Corey May, roteirista dos jogos eletrônicos "Assassin s Creed", e Matthew Quick, do recente sucesso "O Lado Bom da Vida".

Novidades
Três espaços inéditos prometem surpreender os visitantes. Ainda no clima da Copa das Confederações e abrindo caminho para a Copa do Mundo de 2014, a Bienal apresenta o Placar Literário, com curadoria do jornalista João Máximo.

Também haverá um território exclusivo para os adolescentes, o #acampamento na Bienal, onde, sob o comando do historiador e doutor em educação João Alegria (que esteve à frente da Floresta de Livros, em 2009, e da Maré de Livros, em 2011), o visitante terá a oportunidade de encontrar seu ídolo literário em bate-papos animados.

Uma enorme área de 500 metros quadrados será dedicada aos pequenos leitores. No Planeta Ziraldo, muitos personagens inesquecíveis como Menino Maluquinho e o Pererê, ganharão vida por meio da curadoria e cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

Com mais de cem encontros literários, a Bienal terá uma área de 55 mil m² no Riocentro, na Zona Oeste do Rio, ocupando três pavilhões do centro de convenções.
Veja a programação completa no site da Bienal do Livro.

Serviço:
Bienal do Livro do Rio de Janeiro
Data: de 29 de agosto a 8 de setembro de 2013
Entrada: R$ 14 (compre pela internet)
Local: Riocentro, Avenida Salvador Allende, nº 6.555, Barra da Tijuca.
Outras informações: (21) 3035-9200

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir