Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-08-2013

Comissão da Verdade espera Dilma Rousseff
O Brasil foi um dos últimos países da América Latina a criar a sua Comissão da Verdade, órgão destinado a investigar e esclarecer crimes cometidos por agentes do estado durante a ditadura militar.
Comissão da Verdade espera Dilma Rousseff

Somente 27 anos após o fim do regime autoritário inaugurado em 1964, um golpe que derrubou o presidente da República João Goulart, foram reunidas as condições políticas capazes de permitir a instalação da comissão. Mesmo assim, seu funcionamento não tem sido fácil.

Enquanto em outros países que também vivenciaram ditaduras semelhantes comissões avançaram ao ponto de discutir até mesmo a revisão de suas leis de anistia, a situação no Brasil é diferente. Há fortes divergências internas e, se não há, praticamente, impedimento à atuação da comissão, a demora do governo na indicação dos substitutos de integrantes que pediram demissão ameaça criar um impasse

É um chavão, mas vale lembrar diante desse cenário: em política, não há espaço vazio. A lentidão do governo em decidir a indicação dos novos membros, além de prejudicar o trabalho da comissão, cria ambiente propício à distorções indesejadas na sua finalidade.

A presidenta da República Dilma Rousseff demonstrou coragem e competência ao instalar a Comissão da Verdade e escolher nomes de respeito que encontraram ótima receptividade na opinião pública. Porém, se até o último minuto soube enfrentar e superar obstáculos e descontentamentos localizados, a hesitação presente compromete a iniciativa e lança dúvidas sobre o futuro da Comissão da Verdade.

Pedro Simon é senador da República*

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir