Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-08-2013

Cameron volta de férias e convoca Parlamento para aprovar ataque
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, interrompeu as férias e convocou o Parlamento para votar na quinta-feira um pedido de autorização para intervir militarmente na Síria.
Cameron volta de férias e convoca Parlamento para aprovar ataque
Foto: www.abola.pt

O gesto abre caminho para que o Reino Unido declare guerra ao regime do ditador Bashar al-Assad e amplia a pressão sobre o presidente dos EUA, Barack Obama.
De volta a Londres, Cameron acusou o governo sírio de atacar a população civil com armas químicas e prometeu dar uma resposta "clara" ao país.

Ele informou que o presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, concordou com a convocação extraordinária dos deputados, que só voltariam do recesso de verão na próxima segunda-feira. "Haverá uma clara moção do governo e uma votação sobre a resposta do Reino Unido aos ataques com armas químicas", afirmou Cameron, no Twitter.

A oposição trabalhista não deve se opor ao ataque. Também hoje o ex-premiê Tony Blair publicou artigo no jornal "The Times" em defesa de uma intervenção militar na Síria.

Mais cedo, um porta-voz de Cameron afirmou que o governo já prepara um plano de ação na Síria e classificou o uso de armas químicas como "aberrante e inaceitável".

A iniciativa do primeiro-ministro indica que o governo britânico não está disposto a esperar um parecer das Nações Unidas, que enviaram inspetores à Síria para examinar o possível uso de gás sarin contra civis.

A crise se precipitou neste fim de semana com a divulgação de imagens de centenas de vítimas de um suposto ataque do regime na periferia de Damasco.

Fonte: www.tnonline.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir