Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-08-2013

Londres pedirá para "proteger civis" na Síria diante do Conselho de Segurança
O governo britânico apresentará nesta quarta uma resolução no Conselho de Segurança da ONU na qual pedirá autorização para adotar as "medidas necessárias para proteger os civis" na Síria, anunciou David Cameron.
Londres pedirá para
Foto: www.tsf.pt

A resolução preparada pelo Reino Unido condenará o suposto uso de armamento químico por parte do regime de Bashar al Assad e pedirá que a ONU assuma sua responsabilidade na Síria.

"Sempre dissemos que queremos que o Conselho de Segurança da ONU esteja à altura de suas responsabilidades na Síria. Hoje tem a oportunidade de fazer isto", afirmou o chefe do Executivo.

Segundo Cameron, a resolução será apresentada "em reunião que será realizada hoje em Nova York pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos".

Além disso, o Parlamento britânico se reunirá amanhã em caráter de urgência, interrompendo o recesso de verão (no hemisfério norte), para debater a postura do Reino Unido diante das denúncias de ataques químicos contra civis na Síria por parte do regime.

Segundo informou hoje o jornal britânico "The Guardian", as esperanças do primeiro-ministro de contar com um grande apoio da câmera dos Comuns na votação de amanhã sofreu um golpe depois que o Partido Trabalhista -principal grupo opositor- exigiu o envolvimento da ONU em uma possível intervenção.

Cameron liderará hoje uma reunião do Conselho Nacional de Segurança. O governo revelou ontem que tem um "plano de contingência" para uma possível intervenção militar na Síria, apesar de ter dito que ainda não foi tomada "nenhuma decisão".

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir